AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fórmula 1 confirma retorno de Portugal ao calendário para mais dois eventos

Portimão garante acordo de dois anos e volta a receber a categoria após papel decisivo durante a pandemia

Nesta terça-feira (16) a Fórmula 1 anunciou que retornará ao circuito de Portugal. A categoria tem a expectativa de realizar dois eventos, durante a temporada de 2027 e 2028.

Os rumores surgiram no último dia sobre a possibilidade da categoria correr mais uma vez no conhecido circuito de Portimão, no Algarve. Entre 2020 e 2021, em função da pandemia de Covid-19, a categoria realizou dois eventos, por conta da necessidade de organizar provas dentro de circuitos permanentes. Nesta mesma época eles também experimentaram o retorno ao circuito de Ímola, Turquia e Nurburgring, mas principalmente Portimão gerou muitos questionamentos, já que não foram mais realizados eventos e o traçado não tinha obtido um novo contrato com a Fórmula 1.

O acordo, com duração de dois anos, foi firmado em parceria com o governo português, o Turismo de Portugal e o promotor Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, SA, garantindo novamente o Autódromo Internacional do Algarve como palco do Grande Prêmio de Portugal.

Localizado no sul de Portugal, em uma das regiões turísticas mais emblemáticas do país, o traçado de 4,6 quilômetros é amplamente elogiado por pilotos e equipes. Com grandes variações de elevação e um desenho técnico exigente, o circuito proporciona desafios constantes, culminando na descida acentuada para a última curva à direita que conecta à reta principal.

Portugal possui uma relação histórica com a Fórmula 1 desde 1958, quando sediou seu primeiro Grande Prêmio no circuito urbano do Porto. Ao longo das décadas, a categoria também passou por Monsanto e Estoril, este último palco de momentos emblemáticos, como a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1985.

Nomes lendários como Stirling Moss, Alain Prost, Nigel Mansell e o próprio Senna figuram entre os vencedores em solo português. Já na era moderna, Portimão entrou para a história como o local onde Lewis Hamilton superou o recorde de Michael Schumacher ao conquistar sua 92ª vitória na Fórmula 1, em 2021. O britânico, aliás, segue sendo o único piloto do grid atual a vencer no circuito, com triunfos em 2020 e 2021.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, celebrou o retorno do país ao calendário e destacou o papel do circuito e dos fãs portugueses.

“Estou muito feliz em ver Portimão de volta ao calendário da Fórmula 1 e por o esporte continuar a inflamar a paixão de nossos incríveis fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista da primeira à última curva, e sua energia contagia os fãs, fazendo-os vibrar.”

“O interesse e a procura para acolher um Grande Prêmio de Fórmula 1 são os mais elevados de sempre, pelo que gostaria de agradecer ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, ao Ministro da Economia e Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, ao Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, ao Presidente da Agência de Turismo do Algarve, André Gomes, e ao CEO e Presidente do Autódromo Internacional do Algarve, Jaime Costa, pelo seu apoio no regresso da F1 a Portugal.”

“Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalharmos juntos novamente para garantir que Portimão retorne ao calendário em grande estilo.”

Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e Coesão Territorial de Portugal, afirmou: “Portugal está de volta ao mapa da Fórmula 1. O Grande Prêmio de Portugal de F1 terá um impacto direto na atividade econômica, gerando oportunidades em toda a cadeia econômica – do turismo ao comércio, dos serviços às PME – projetando o país como um destino competitivo e fiável.”

“A realização do Grande Prêmio no Algarve reforça nossa estratégia de desenvolvimento regional, valorizando os territórios e criando oportunidades para as economias locais. Este será um evento que, além de ser uma fonte de prestígio para o nosso país, fortalecerá a imagem de Portugal no mundo.”

Jaime Costa, Presidente e CEO do Autódromo Internacional do Algarve, afirmou: “Estamos muito felizes em receber a Fórmula 1 de volta a Portugal e ao Autódromo Internacional do Algarve. O Grande Prêmio de Portugal demonstrará a excelência do nosso circuito e a paixão dos nossos fãs, dando um grande impulso ao nosso turismo, à nossa região e à nossa comunidade.”

“Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo – desde o início – do Governo Português. O traçado único de “montanha-russa” de Portimão desafiará os melhores pilotos do mundo e criará um espetáculo que os fãs vão adorar. Estamos ansiosos para criar momentos inesquecíveis e estabelecer novos padrões de excelência dentro e fora das pistas.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading