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Punição recebida por Alonso no GP dos EUA é anulada. Sétima posição é devolvida ao piloto

Após uma audiência na quinta-feira, Fernando Alonso retorna à sétima posição do GP dos Estados Unidos e recebe os pontos conquistados na prova

Fernando Alonso recuperou a sétima posição conquistada no GP dos Estados Unidos. O piloto foi punido na noite de domingo depois de um protesto apresentado pela Haas.

O protesto fez com que os comissários avaliassem o carro de Fernando Alonso como inseguro. O piloto perdeu um dos retrovisores quando tentava ultrapassar Kevin Magnussen. O carro do espanhol ficou danificado após um contato com Lance Stroll e mais tarde quando o protesto da Haas foi avaliado, não restou a opção de punir o espanhol, já que ao longo da corrida seu carro ficou inseguro.

Tudo se desenrolou desta forma, pois a direção de prova não mostrou a bandeira preta e laranja para o espalhou ao longo da prova, mesmo com imagens claras que o seu carro estava avariado. Sem a indicação que ele deveria passar pelos boxes para reparos, Alonso permaneceu na pista fazendo a sua prova.

Porém, mesmo com parte da culpa pela direção de prova, os comissários avaliaram, que a Alpine deveria ter chamado Alonso aos boxes para realizar reparos, pois a equipe também tem o dever de manter o seu equipamento seguro durante toda a prova. Depois que o caso foi avaliado, Alonso recebeu uma punição de 30 segundos, caindo então para o 15º lugar.

Após uma corrida que se transformou drasticamente, Alonso lida com punição e perde o sétimo lugar. Porém, após uma revisão, o piloto espanhol recupera o sétimo lugar. – Foto: reprodução Alpine

A Alpine apresentou um ‘direito de revisão’ no protesto original da Haas, alegando que o time norte-americano fez a apresentação do protesto fora do horário estipulado (24 minutos após o prazo). Depois de uma nova audiência na noite de quinta-feira, ficou determinado que a Haas fez a apresentação fora do horário e desta forma a Alpine recuperou o sétimo lugar.

Porém, quando a FIA aceitou o protesto da Haas, tinha conhecimento que ele foi apresentado fora do prazo e até aceitou, por ser uma avaliação válida. Por outro lado, agora usam a justificativa de estar fora do prazo estipulado para reverter a decisão e devolver a posição ao piloto.

Alonso fez uma grande corrida nos Estados Unidos, mesmo após a batida com Lance Stroll conseguiu fazer uma prova de recuperação e retornar a zona de pontuação. A Alpine tinha ficado frustrada com a aplicação da penalidade, principalmente após Alonso fazer uma grande prova.

“A equipe BWT Alpine F1 agradece aos comissários da FIA por convocar e chegar a uma conclusão positiva sobre o assunto envolvendo o carro #14 no GP dos Estados Unidos do último fim de semana”, disse a Alpine em suas redes sociais.

“A equipe parabeniza a decisão tomada pelos comissários acima mencionados, pelo qual o Carro #14 restabelece seu sétimo lugar e seis pontos na corrida. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho colaborativo ao lado da FIA para garantir que o espetáculo da corrida seja mantido com a mais alta qualidade”, finalizou a Alpine.

O cenário anda bem caótico na Fórmula 1, tanto na aplicação das penalidades como na interpretação delas, o que tem provocado vários embates entre os pilotos, equipes e a direção de provas. Fernando Alonso tinha mencionado que “quinta-feira seria um dia importante para o campeonato”, além de mencionar que estava otimista sobre a oportunidade de reverter a penalidade.

“Confio plenamente no que eles vão decidir. Eu acho que há algumas coisas que são muito claras, que eles estavam errados do lado deles. Se eu não for o sétimo no final, tenho certeza que eles explicarão o porquê e veremos isso claramente”, afirmou Alonso.

A Haas apresentou o protesto fora do prazo, pois a equipe foi informada pela direção de prova que tinha 1 hora para fazer a sua contestação. Porém, pelas regras o prazo é de 30 minutos para a apresentação do protesto.

Novamente, como parte da decisão da FIA, ela promete que também realizará uma revisão no procedimento da aplicação de uma bandeira preta e laranja, indicando que o carro precisa retornar aos boxes para reparos.

Toda a confusão é gerada, pois em algumas provas os pilotos receberam a bandeira preta e laranja e quando ela é apresentada o time não tem escolha, precisa chamar o carro aos boxes. A Haas se sentiu lesada pois foi prejudicada por essa escolha – a mais recente aconteceu durante o GP de Singapura. Como as regras estão sendo aplicadas das mais variadas formas ao longo do campeonato é natural as equipes buscarem por esclarecimentos.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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