A Ford confirmou nesta sexta-feira (03) que retornará à Fórmula 1, atraída principalmente pelos novos regulamentos de motores que vão introduzir novas unidades de potência a partir de 2026.
O envolvimento da Ford com a F1 foi de muito sucesso, rendendo a conquista de treze títulos de pilotos e dez mundiais de construtores. Os motores projetados e fabricados pela Cosworth, contavam com o nome da Ford e estiveram na categoria por cerca de 40 anos. Deixou a categoria ao final de 2004, quando encerrou o trabalho com a equipe Jaguar, após vedcer o time para a Red Bull e também fazer o mesmo com a Cosworth Racing.
“A notícia de que a Ford está chegando à Fórmula 1 a partir de 2026 é ótima para o esporte e estamos entusiasmados em vê-los se juntar aos incríveis parceiros automotivos que estão na Fórmula 1”, afirma o Presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali.
O anúncio da Ford acontece pouco depois do Presidente da FIA, Ben Sulayem confirmar o processo de inscrições, que permitirá a categoria ter ao menos mais duas equipes no grid. Com a chegada de novas fornecedoras de motores, a categoria também precisa contar com times que serão clientes.
“A Ford é uma marca global com uma herança incrível nas corridas e no mundo automotivo e eles veem o enorme valor que nossa plataforma oferece a mais de meio bilhão de fãs em todo o mundo. Nosso compromisso de ser carbono zero até 2030 e introduzir combustíveis sustentáveis nos carros de F1 a partir de 2026 também é uma razão importante para a decisão de entrar na F1”, seguiu Domenicali.
Ready for the next stampede? pic.twitter.com/1kZ8AWEyQQ
— Ford Performance (@FordPerformance) February 2, 2023
O crescimento da F1 nos Estados Unidos também é extremamente importante para a decisão da Ford.
Bill Ford, Presidente executivo da Ford Motor Company, comentou: “Este é o início de um novo capítulo emocionante na história do automobilismo da Ford que começou quando meu bisavô [Henry Ford] vencer uma corrida que ajudou a lançar a nossa empresa. A Ford está voltando ao auge do esporte trazendo a longa tradição da Ford de inovação e sustentabilidade e eletrificação para um dos palcos mais visíveis do mundo.”
A Ford estabelecerá com a Red Bull uma parceria técnica e estratégica de longo prazo, “incluindo célula de bateria e tecnologia de motor elétrico, bem como software de controle de unidade de potência e análise.”
“Há poucas montadoras com uma história tão celebrada no mundo do esporte a motor como a Ford, então vê-los retornando ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 é uma notícia excelente”, afirma Ben Sulayem.
“Isso comprova ainda mais o sucesso do regulamento de unidades de potência de 2026, que tem em seu coração um compromisso tanto com a sustentabilidade quanto com o espetáculo e, claro, ter um maior interesse dos Estados Unidos é importante para o crescimento contínuo da maior categoria do esporte a motor mundial”.
A Ford e a Red Bull vão começar a trabalhar juntas a partir de 2023, visando a construção da nova unidade de potência que vai equipar não apenas os carros da equipe austríaca, como os carros da AlphaTauri.
Officially official 😏 #FordReturns @f1
Innovation ✅
Sustainability ✅
Electrification ✅
World Stage ✅ pic.twitter.com/BlJx07ibsw— Ford Performance (@FordPerformance) February 3, 2023
“O retorno da Ford à Fórmula 1 com a Red Bull Racing tem tudo a ver para onde estamos indo como empresa – veículos e experiências cada vez mais elétricas, definidos por software modernos. A F1 será uma plataforma economicamente incrível para inovar, compartilhar ideias e tecnologias e interagir com dezenas de milhões de novos clientes”, afirmou Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company.
“É fantástico receber a Ford de volta à Fórmula 1 por meio desta parceria. Como um fabricante de motores independente, ter a capacidade de se beneficiar da experiência da Ford nos coloca em uma boa posição contra a concorrência”, afirmou Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull.
“Eles são um fabricante rico em história automobilística que abrange gerações. De Jim Clark a Ayrton Senna e Michael Schumacher, a linhagem fala por si. Para nós, como Red Bull Powertrains, abrir o próximo capítulo dessa dinastia, como Red Bull Ford, é tremendamente emocionante. 2026 ainda está longe, mas para nós o trabalho já começa enquanto olhamos para um novo futuro e uma evolução contínua da Oracle Red Bull Racing.”