AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Flavio Briatore retorna à Fórmula 1 como Conselheiro Executivo da Alpine

Buscando um bote salva-vidas, Alpine busca Briatore para axuliar equipe na tomada de decisões e colaborar principalmente com a sua visão sobre o mercado de pilotos

No mês de maio, rumores apontavam o retorno de Flavio Briatore à Fórmula 1, para atuar como Conselheiro da Alpine. Nesta sexta-feira (21) às vésperas da disputa do GP da Espanha, a equipe francesa confirma a contratação.

Briatore, agora com 74 anos, esteve ligado à categoria há muito tempo, iniciado como chefe de equipe da Benetton durante a década de 1990, além de alcançar o sucesso de obter um título com Michael Schumacher. Depois de um período afastado, o italiano assumiu o comando da Renault, novamente como chefe de equipe.

Sob o comando de Briatore, a Renault conquistou dois títulos mundiais de pilotos com Fernando Alonso (2005 e 2006), repetindo o feito no Mundial de Construtores. No entanto, o que realmente marcou o nome de Flavio foi todo o escândalo gerado pelo Singapuragate.

Na prova de 2008 disputada em Singapura, Nelsinho Piquet foi instruído para bater durante a prova e provocar a entrada de um Safety Car. A atitude deu a possibilidade de Alonso vencer a prova. No ano seguinte foram divulgados detalhes de toda a manobra realizada nesta prova. Briatore foi demitido da Renault, na sequência a FIA julgou o caso e optou por banir o italiano da categoria. Mas em 2010 o banimento imposto à Briatore foi anulado, permitindo que ele fosse liberado para manter o seu relacionamento com a F1 mais uma vez.

A Alpine está em uma situação complicada na competição, o time perdeu muito terreno no grid. Além disso, embora a equipe conte com bons investidores, a situação interna administrativa já passou por várias alterações nos últimos anos. O corpo técnico também mudou, mas nada foi muito proveitoso, pois a equipe não voltou aos eixos.

Ainda é necessário dizer que a Alpine perdeu um dos grandes talentos do time, Oscar Piastri foi contratado pela McLaren em um momento de indecisão da equipe francesa. Fernando Alonso também deixou a equipe, motivado em se empenhar no projeto em andamento da Aston Martin.

Briatore foi chamado para atuar mais uma vez em Estone, auxiliando Bruno Famin e o CEO Luca de Meo a colocar o time nos eixos. Como Conselheiro Executivo da divisão de Fórmula 1, ele vai se concentrar neste projeto e principalmente na recuperação da equipe.

“A BWT Alpine F1 Team pode confirmar que Flavio Briatore foi nomeado pelo CEO do Grupo Renaul, Luca de Meo, como seu conselheiro executivo para a divisão de F1”, afirmou a equipe por comunicado à imprensa.

“Briatore se concentrará predominantemente nas áreas de alto nível da equipe, incluindo: explorar melhores talentos e fornecer insights sobre o mercado de pilotos, desafiar o projeto existente avaliando a estrutura atual e aconselhando sobre alguns assuntos estratégicos dentro da equipe”, seguiu.

Em nove rodadas disputadas até o momento, a Alpine ocupa a 8ª posição do campeonato com apenas cinco pontos conquistados.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo