Nesta quarta-feira (29) começou um burburinho sobre o retorno de Flavio Briatore a Fórmula 1. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, o italiano teria recebido uma proposta do CEO da Renault, Luca de Meo para ajudar na restauração da Alpine.
Depois de passar por diversas fases de reestruturação, a Alpine não conseguiu arrumar a casa. Foram sucessivas trocas de chefes de equipe, mudanças do corpo técnico, mas nada surtiu realmente o efeito necessário para colocar a equipe com um potencial para duelar com outros times do grid.
Nos últimos anos algumas equipes têm recorrido ao trabalho de alguém que já passou pela categoria para prestar uma consultoria e indicar os passos para fazer uma organização bem estruturada.
A matéria indica que Briatore estaria de volta, para atuar na função de “supervisor oficial”. A informação divulgada pelo jornal italiano, indica que o dirigente trabalharia, portanto, mais uma vez com o time francês. Sob o seu comando, a Renault conquistou dois títulos mundiais de pilotos com Fernando Alonso em 2005 e 2006, repetindo o feito no Mundial de Construtores.
No entanto, Briatore este envolvido em um dos maiores escândalos da categoria, quando Nelsinho Piquet foi instruído a bater no GP de Singapura de 2008, viabilizando uma vitória para Alonso. No ano seguinte detalhes foram divulgados, Briatore foi demitido da Renault, na sequência a FIA julgou o caso e optou por banir Flavio Briatore da Fórmula 1. Em 2010 o banimento importo à Briatore foi anulado, permitindo que ele fosse liberado de atuar na categoria.
Embora não seja nada oficial, várias cortinas de fumaça nos últimos meses se confirmaram.
A Alpine visa voltar a ser uma equipe competitiva e ainda não desistiu da categoria. No entanto, são diversos problemas que acompanham a equipe. Até mesmo o fato de contar com dois pilotos que não tem uma boa relação e acabam se atrapalhando, inviabilizando a conquista de pontos.
A temporada 2024 é uma das mais desastrosas da Alpine, a vitória no GP da Hungria de 2021 de Ocon, além dos pódios conquistados em 2021 e 2023 mascararam um pouco a realidade da equipe francesa. Infelizmente eles estão lidando com um processo de deterioração e nem mesmo o dinheiro injetado por investidores foi capaz de levantar a equipe neste ano.
Atualmente a Alpine ocupa a 9ª posição do Mundial de Construtores, após Pierre Gasly conquistar o primeiro ponto da temporada no GP de Mônaco.
Na última live do Boletim do Paddock sobre a prova em Monte Carlo, falamos um pouco sobre os problemas internos na Alpine. A visão de Briatore sobre o esporte poderia oferecer um caminho para a equipe.
Aproveitando que 2026 será introduzido os novos regulamentos, a Alpine poderia contar com uma atuação mais forte. O time que hoje também é fornecedor de motores na Fórmula 1, não tem nenhum cliente no grid.