AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fim de ciclo na Sauber: Bottas e Zhou deixarão a equipe ao final de temporada desafiadora

Optando por Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu ficarão sem vaga na Sauber

Valtteri Bottas e Zhou Guanyu deixarão a Sauber ao final da temporada 2024. A equipe finalizou o processo de formação da sua dupla de pilotos para o próximo campeonato e optou por trabalhar com Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto.

Zhou e Bottas foram companheiros de equipe nos últimos três anos, mas a temporada 2024 é uma das mais desafiadoras para a equipe. Em 21 etapas disputadas, nenhum dos pilotos da equipe conseguiu angariar pontos. Foram várias quebras e problemas ao longo de todo o campeonato, mas já era esperada uma posição como essa no grid, já que a Sauber precisa poupar recursos para a cegada da Audi em 2026.

O grid da Fórmula 1 para o próximo campeonato está basicamente resolvido com Gabriel Bortoleto conseguindo uma vaga na Sauber. No entanto, a Red Bull continua avaliando a sua situação e se permanecerá com Sergio Pérez.

Dessa forma, é quase certo que Zhou e Bottas não terão uma nova oportunidade para trabalharem como pilotos titulares. Os rumores apontam que o finlandês talvez assuma uma posição de piloto reserva na Mercedes, já que o time terá Andra Kimi Antonelli e George Russell como titulares em 2025.

LEIA MAIS: Gabriel Bortoleto troca McLaren pela Sauber e garante vaga na F1 em 2025

“Uma situação como essa nunca é fácil para ninguém, mas depois de todas as discussões boas e profundas que tivemos nas últimas semanas, percebemos que as condições para desenvolver esse projeto juntos não estavam reunidas”, disse Bottas após a confirmação da decisão da equipe.

“Esses últimos anos com a equipe foram uma jornada incrível, cheia de crescimento, desafios e momentos inesquecíveis. Sou grato pelas experiências conjuntas, bem como pela confiança e apoio que senti em cada passo do caminho. Embora seja hora de seguir em frente, sempre carregarei um pedaço desta equipe comigo, e estou ansioso para ver o que o futuro reserva para nós dois.”

“Nós estendemos nossa mais profunda gratidão a Valtteri pelos últimos três anos juntos. Ele tem sido a personificação do profissionalismo, usando sua vasta experiência para dar suporte ao crescimento da equipe. A dedicação e abordagem de Valtteri foram inestimáveis ​​durante um momento crucial em nossa história, e as memórias desses anos permanecerão conosco por muito tempo. Ao considerar nossa escalação de pilotos para as próximas temporadas, Valtteri era, sem dúvida, um candidato-chave. Com seu espírito de luta, ele frequentemente levava o carro além de seus limites de desempenho”, comentou o COO e CTO da Sauber, Mattia Binotto.

“No entanto, uma decisão teve que ser tomada. Após discussões abertas e construtivas, concluímos mutuamente que as condições finais não poderiam ser atendidas, então concordamos que era hora de nos separarmos. Valtteri sempre terá uma porta aberta aqui em Hinwil.”

Zhou Guanyu foi o primeiro piloto chinês a chegar na Fórmula 1, depois de passar pelas categorias de base. Em seu terceiro ano na Fórmula 2, o competidor obteve a terceira posição no campeonato, batalhando pelo título da temporada.

Contratado pela Alfa Romeo em 2022, o competidor se juntou ao time ao lado de Valtteri Bottas, dupla que substituiu Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen.

A temporada 2022 da Alfa foi um pouco mais promissora, com a equipe fechando o ano na sexta posição do mundial de construtores, com 55 pontos, empatados com a Aston Martin. Bottas pontuou mais pela equipe, mas Zhou chegou no Bahrein conquistando os seus primeiros pontos na categoria.

A Alfa/Sauber não foi capaz de sustentar o desempenho de 2022 e as coisas começaram a desandar em 2023, com o time faturando apenas 16 pontos, para chegar em 2024 com o time completamente zerado. Com a compra pela Audi já anunciada, a equipe de Hinwil está atualmente se preparando para a chegada da nova fabricante de motores, enquanto tenta passar pela competição sem maiores problemas.

“Vou deixar a equipe no final da temporada, mas estou totalmente comprometido em terminar a temporada com estilo. Sou grato à equipe por me dar uma chance na Fórmula 1, este não é um esporte fácil para novatos, mas a equipe me permitiu crescer muito ao longo desses três anos”, comentou Zhou Guanyu.

“A China, no início desta temporada, foi sem dúvida um destaque, mas tantos momentos, tanto em público quanto nos bastidores, são o que vou lembrar dos últimos três anos. Agora vou me concentrar no próximo passo da minha carreira: ainda tenho muita luta pela frente e estou ansioso para continuar progredindo.”

Com o mercado chinês voltando a receber a Fórmula 1 depois da pandemia, foi importante ter um representante no grid, principalmente por ser uma categoria mundial que ninguém de seu país tinha conseguido uma oportunidade.

Guiando um carro ruim, a performance de Zhou Guanyu passou a ser contestada, mas fica difícil saber o quanto ele poderia entregar em um carro tão limitado. Bottas teve desempenho um pouco melhores que o companheiro de equipe, muito pela sua experiência na categoria.

“Somos gratos a Zhou pelos últimos três anos, pelo comprometimento e pela fome que ele demonstrou desde o primeiro momento em que dirigiu para nós até hoje. Marcar pontos na estreia e ajudar a equipe a chegar à P6 em 2022 foi uma declaração de intenção, mas também o foi sua contribuição fora da pista e na fábrica”, comentou Mattia Binotto.

“Queremos celebrar nossa jornada juntos com três corridas fortes para terminar esta temporada, e tanto a equipe quanto Zhou estão comprometidos em dar tudo de si em Las Vegas, Doha e Abu Dhabi juntos.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo