AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fim das especulações: Ferrari anuncia renovação contratual de Vasseur por múltiplos anos

A Ferrari confirmou a renovação do contrato de Frédéric Vasseur por vários anos. Chefe segue liderando o time rumo à nova era da Fórmula 1 em 2026

Após semanas de especulação sobre o futuro de Frédéric Vasseur, a Ferrari confirmou a renovação de contrato com o chefe de equipe às vésperas do início do GP da Hungria. O novo acordo de múltiplos anos, garante a continuidade do trabalho executado pelo francês.

Vasseur foi escalado para liderar a equipe de Maranello desde o início de 2023, depois da saída de Mattia Binotto. Desde então, Fred tem trabalhado para melhorar o desempenho da Ferrari, além de ter participação na contratação de Lewis Hamilton, pois o heptacampeão mundial se sentiu confortável em defender o time, pois já tinha trabalhado com o francês na base.

Conforme o comunicado divulgado pela Ferrari, o novo acordo “reflete a determinação da equipe em desenvolver a base construída até agora”, e destaca a capacidade de Vasseur de “liderar sob pressão, abraçar a inovação e buscar desempenho”.

Sob sua liderança, a Ferrari protagonizou uma intensa disputa com a McLaren pelo título de Construtores em 2024, terminando a temporada apenas 14 pontos atrás da equipe britânica. Em 2025, mesmo enfrentando um início de campeonato irregular, a equipe ocupa a vice-liderança no Mundial, à frente de Mercedes e Red Bull, ainda que 268 pontos atrás da dominante McLaren.

O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, também destacou a importância da continuidade no comando técnico: “Hoje queremos reconhecer o que foi construído e nos comprometer com o que ainda precisa ser alcançado. Isso reflete nossa confiança na liderança de Fred — confiança enraizada na ambição compartilhada, expectativas mútuas e responsabilidade clara.”

“Seguimos em frente com determinação e foco, unidos em nossa busca pelo nível de desempenho que a Ferrari deve almejar.”

Nas últimas semanas, alguns nomes surgiram como possíveis substitutos de Vasseur. Quando Christian Horner foi demitido da Red Bull, especulou-se sobre a possibilidade de ele assumir um novo cargo de liderança dentro de uma equipe de Fórmula 1.

Apenas as especulações já geraram algum desconforto, principalmente em um momento que a categoria está em fase de transição para novos regulamentos. Os rumores que surgiram em junho, questionaram a capacidade de Vasseur, principalmente pelo início de temporada turbulenta do time. Na época, o francês classificou os rumores como “desrespeitosos” e “prejudiciais à equipe”.

Vasseur, que se juntou à Ferrari depois de ter estado à frente da Sauber, acrescentou: “Sou grato pela confiança que a Ferrari continua a depositar em mim. Esta renovação não é apenas uma confirmação – é um desafio para continuar progredindo, manter o foco e entregar resultados.”

“Nos últimos 30 meses, construímos bases sólidas e agora precisamos construí-las com consistência e determinação. Sabemos o que é esperado e estamos totalmente comprometidos em atender a essas expectativas e dar o próximo passo juntos.”

Apesar das incertezas externas, o francês tem sido elogiado por promover uma cultura de estabilidade e proteção dentro da equipe. Desde então, a Ferrari já conseguiu alguns pódios com Leclerc na temporada, cinco no ano, três desde o GP da Espanha.

Com Lewis Hamilton o time tem promovido alterações no carro para fornecer um equipamento que o heptacampeão mundial se sinta mais confortável em guiar. Lewis também tem exercido um papel fundamental nos bastidores, tentaram promover mudanças, visando principalmente o próximo campeonato com o time de Maranello.

A continuidade de Vasseur também é vista como estratégica diante das novas regulamentações técnicas previstas para 2026, incluindo mudanças no regulamento de chassis e unidades de potência. A expectativa da alta cúpula é que o francês lidere a equipe na adaptação a esse novo cenário e a coloque novamente em posição de disputar títulos.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading