AutomobilismoFórmula 2GP2Post
Tendência

FIA substitui GP2 por F2

A FIA decidiu na reunião desta tarde do seu Conselho Mundial, em Genebra, em substituir a GP2 pela Formula 2, e ficar debaixo da sua tutela. A mudança do nome foi anunciada depois de um acordo com a Formula One Group, que detem os direitos sobre a GP2 e a GP3, categorias criadas por Bernie Ecclestone e Flávio Briatore para atrair os pilotos novatos nos seus fins de semana de Grande Prémio.

Esta mudança é o culminar de uma promessa feita por Jean Todt durante o seu manifesto, que pretendia fazer uma escadaria de categorias de acesso, começando pela Formula 4, passando depois pela Formula 3 e Formula 2, antes de chegarem à Formula 1. Para esse efeito, foi criada uma super-licença, com um sistema de pontuação, onde o vencedor da Formula 2 ficaria com 90 pontos, o máximo alcançado.

As equipas agora se reunirão na próxima segunda-feira em Barcelona com a FIA para discutir os detalhes da competição.

“Completar este processo com a Fórmula 1 Group e trazer a Fórmula 2 à vida é um passo muito importante. A série fornecerá uma oportunidade fantástica para os pilotos mais jovens, que querem alcançar o objetivo final da Fórmula 1” começou por dizer Jean Todt.

“Nos últimos anos, desenvolvemos um programa extremamente bem sucedido de campeonatos da Fórmula 4 em 12 países e o Campeonato F3 Europeu tornou-se muito forte e competitivo. O anúncio de hoje reforça ainda mais este programa.

“Estamos satisfeitos por termos sido capazes de trabalhar com a Fórmula 1 Group, introduzir a Formula 2 e beneficiar o nosso desporto”, concluiu.

A Formula 2 já existiu por duas vezes. A primeira, entre 1967 e 1984, consagrou pilotos como Jacky Ickx, Patrick Depailler, Ronnie Peterson, Jean-Pierre Jabouille, Jacques Laffite, entre outros. Na segunda vez, entre 2008 e 2011, foi uma prova monolugar, com carros construidos pela Williams, e consagrou pilotos como Andy Soucek ou Dean Stoneman.

Fonte: FIA substitui GP2 por Formula 2

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Botão Voltar ao topo