AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA lança ‘Departamento de Oficiais’ para capacitar novos fiscais para o esporte

Ben Sualayem divulga a criação de novo departamento na FIA para centralizar a nomeação e preparação de oficiais

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Mohammed Ben Sulayem divulgou a criação de um novo “Departamento de Oficiais”, com o intuito capacitar pessoas para atuar no esporte.

O novo departamento, deseja cobrir todos os níveis de fiscais desde o início da temporada 2025 e trabalhar com ‘Comissão de Voluntários e Oficiais da FIA’. Atuando nesta frente, a FIA acredita que terá “um melhor entendimento de suas atividades e do suporte de que necessitam”, pois capacitará oficiais em nível regional, melhorando a eficiência e deixando o processo usado mais coeso.

Atualmente há 302 mil oficiais formais, fiscais e voluntários, atuando nos mais de 60 mil eventos realizados a cada ano. Existem vários benefícios de ter essas pessoas contribuindo com o esporte e fortalecendo a comunidade.

Acompanhando a introdução deste departamento, também será realizada uma revisão dos regulamentos necessários que definirão os critérios para obter, manter e progredir por meio de graus de licença. Esse caminho também proporcionará uma maior transparência e oportunidade para recrutar novos comissários e permitir que os talentos possam progredir, assim como ajudará na diversificação contínua de oficiais.

“Nosso esporte não existiria sem a dedicação de nossos comissários, que estão comprometidos em garantir que todos os níveis de competição de automobilismo ocorram de forma segura, justa e regulamentada”, comentou Ben Sulayem no pronunciamento sobre o novo departamento.

“Este novo departamento garantirá maior eficiência em suas nomeações, nos permitirá descobrir e nutrir talentos e fornecerá uma abordagem centralizada para sua gestão. Estou feliz em ver que os Oficiais da FIA vêm cada vez mais de diferentes origens, com os participantes recentes do programa Regional Comissários representando isso por meio de 42% de comparecimento feminino e uma idade média de 37,5 anos.”

Através do comunicado, ficou definido que Matteo Perini supervisionará o novo departamento. Ele fará parte da educação e do treinamento, sob o comando de Valerio Iachizzi, secretário-geral de esporte da FIA. Perini começou a sua jornada no automobilismo em 2005 e é comissário nacional na Itália desde 2015.

Sendo um dos mais jovens comissários nacionais do país, ele já atuou em várias categorias, incluindo rallis, GT, F4 e TCR. Sua experiência internacional também se baseia em várias categorias, atuou como comissário permanente no campeonato de F4 Italiana, em 2019 foi para o campeonato regional de Fórmula Europeia (FRECA). Participou do Global Pathway para se tornar um comissário FIA e atuar na Fórmula 1.

Toda essa preparação, afirma Sulayem, é para contar com pessoas experientes que possam atuar em várias frentes se algum problema acontecer e também for necessário substituir um dos membros recorrentes

Falando ao Motorsport.com ele foi categórico: “Se pegarmos apenas o que estamos fazendo hoje, aqui está a Fórmula 1, não podemos confiar em um. Deus nos livre se algo acontecer com ele e então quando você tiver alguém [um caso de emergência] que esteja longe…”

Em casos assim, chamar um substituto, mas não ter confiança 100% naquela pessoa, pode trazer um dano grande para o esporte. Fora que também é pensando na logística, já que problemas podem acontecer sem nenhum aviso prévio.

Ben Sulayem acredita que essa transformação no esporte e a criação de um departamento como esse para cobrir várias frentes, já deveria ter sido idealizado há muito tempo.

“Então há muitas pessoas boas, jovens, mulheres e homens, que querem se envolver no esporte. Mas você precisa orientá-los, treiná-los, também precisa alcançá-los. Este departamento ficará encarregado oficialmente. Porque você pode fazer isso com voluntários, mas precisa ter um departamento adequado, que seja dedicado a isso. É necessário. Não sei como realmente corremos por tantos anos sem ter um departamento adequado”, finalizou.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo