A FIA vai intensificar a verificação para detectar ‘asas flexíveis’, a partir da Bélgica, equipes serão sorteadas para instalar novas câmeras em seus carros ao longo da sessão de treinos livres em Spa-Francorchamps.
A informação é do site Motorsport.com. O tema das ‘asas flexíveis’ é amplamente discutido nos últimos anos. A FIA já precisou implementar uma verificação mais assídua nas asas traseiras e agora fará o mesmo com a asas dianteiras. O tema voltou à tona nas últimas semanas, com algumas equipes questionando as peças usadas por equipes rivais.
A FIA se mostrava satisfeita com os testes atuais, mas após alguns questionamentos, optou por ampliar a verificação e tomará medidas para entender melhor a situação.
As asas usadas não são estáticas, elas podem sofrer uma certa deformação, esperada, para melhorar a eficiência e performance do carro. No entanto, acredita-se que algumas equipes estão indo além do permitido para gerar mais downforce nas curvas sem comprometer a velocidade nas retas.
A partir de uma notificação técnica, todas as equipes e competidores tomaram ciência por Nikolas Tambazis, diretor de monopostos da FIA, que durante os treinos livres de sexta-feira em Spa-Francorchamps o órgão regulamentador do esporte utilizará para obter algumas imagens em vídeo mais detalhadas das asas dianteiras. Durante o sábado e o domingo, os carros voltam a usar as câmeras na posição normal.
Para evitar que as equipes burlem a verificação, a FIA exigiu que as câmeras fossem usadas nos carros em mais de 50% das voltas cronometradas em uma sessão, a menos que as equipes selecionadas enfrentem um problema, impedindo que participem da atividade.
Times selecionados precisaram usar câmeras para que a captação da imagem seja realizada. A FIA especificou a forma que elas precisam ser instaladas, para poderem observar essa movimentação gerada pelas asas. Também será utilizado o método dos pontos para observar melhor essa oscilação.