A FIA deve revisar as diretrizes de corrida da Fórmula 1, por conta do incidente entre Lando Norris e Max Verstappen no GP dos Estado Unidos. Os pilotos questionaram a penalização aplicada ao piloto da McLaren, levando em consideração como as regras são descritas. A questão foi levantada mais uma vez durante a reunião de briefing, realizada na Cidade do México.
A BBC Sports foi informada por fontes que estiveram presentes na reunião sobre o que foi discutido. Ao longo da última semana vários pilotos ressaltaram o quão acham errado o tipo de manobra usada por Verstappen para manter a posição em duelos com outros competidores. Acredita-se que uma mudança acontecerá nas regras para esclarecer de uma melhor forma a situação que envolve a defesa de posição e a ultrapassagem.
A McLaren até solicitou uma revisão da penalidade aplicada para seu piloto, apresentando o requerimento na quinta-feira, mas por falta de uma nova evidência, a decisão do GP dos EUA foi mantida. Após a reunião com os competidores, a FIA entende o apelo dos pilotos para que uma alteração seja realizada na regra.
“Houve um compromisso geral de continuar atualizando as diretrizes dos padrões de pilotagem. Tendo em mente que os pilotos solicitaram as diretrizes de corrida para os pilotos e concordaram com sua introdução junto com a Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), cada vez que elas são atualizadas, os pilotos são consultados”, anunciou a FIA para a media.
“É geralmente aceito que elas devem continuar a evoluir, não por causa de incidentes isolados como Austin, mas movidos pelo desejo de trazer consistência às determinações e decisões dos comissários”.
Na reunião de sexta-feira, alguns chegaram a sugerir que os comissários poderiam ter utilizado partes das normas já existentes para punir Verstappen por forçar Norris a sair da pista.
No incidente em Austin, vários pilotos achavam que Verstappen deveria ser o piloto penalizado, já que ele forçou Norris para fora da pista. Na mesma corrida, George Russell e Yuki Tsunoda acabaram punidos por movimento semelhante na mesma curva.
Porém, os comissários da FIA tiveram uma outra interpretação sobre incidente entre o piloto da McLaren e o da Red Bull.
A FIA buscou enfatizar que tem mantido consistência em suas tomadas de decisão, mas os pilotos ressaltaram que não tinha muito sentido manter uma consistência se as decisões têm erros.
Já tem algum tempo que equipes e pilotos tem debatido sobre o fato de algumas regras não serem tão bem explicadas, ou as avaliações muito interpretativas, provocando uma divergência na tomada de decisões ao longo das provas.
Segundo a BBC, a FIA deve apresentar um novo texto com as diretrizes até o final deste ano, onde os pilotos serão submetidos a uma verificação, antes que ocorra a mudança e a aprovação.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.