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Preview do GP da Arábia Saudita – O desafiante circuito de rua de Jeddah

A segunda batalha da temporada 2024 da Fórmula 1 será disputada no sábado, desta vez sem intervalos entre as etapas

A Fórmula 1 seguiu para a Arábia Saudita para disputar a segunda etapa da temporada 2024. Será a quarta prova disputada neste traçado, no Circuito de rua de Jeddah Corniche.

A prova deste ano será disputada no sábado, por conta do início do Ramadã que acontece no dia 10 de março. Este período para os muçulmanos é voltado para rezas e jejum e para não realizar uma prova neste momento, a categoria mudou o seu calendário para se adequar a necessidade do Oriente Médio, demonstrando que o seu impacto é grande na categoria.

Desta vez a categoria não realizará a prova com um intervalo de quinze dias, com isso a primeira rodada dupla já acontece logo de cara com a abertura do campeonato.

A Red Bull dominou a prova no Bahrein, assim como aconteceu em 2023. Max Verstappen abre a temporada com uma vitória, dono da pole e da volta rápida da etapa. Sergio Pérez terminou a prova ocupando a segunda posição, mas com uma diferença de mais de 22 segundos para o companheiro de equipe.

O mexicano que tinha largado da quinta posição, realizou ultrapassagens em Carlos Sainz, Charles Leclerc e George Russell. O espanhol da Ferrari tentou buscar o adversário, mas Pérez se sustentou no segundo lugar.

O GP do Bahrein foi um verdadeiro banho de água fria na Alpine que figurou no final do pelotão e lidou com mais uma debandada de funcionários do time.

Características da pista e pneus

Por mais que Jeddah não seja o circuito mais querido dos fãs de Fórmula 1, a pista de rua é extremamente veloz e um dos traçados mais longos do calendário, perdendo apenas para Spa e o circuito de rua de Las Vegas. Em termos de velocidade média, Jeddah fica atrás apenas de Monza.

O circuito conta com 27 curvas, mas 79% da volta é realizada com o pé embaixo. O traçado é extremamente desafiador, não apenas pela velocidade que é obtida, mas também por ser um circuito que exige muito da atenção dos competidores.

Circuito de Jeddah – Arábia Saudita – Foto: reprodução Fórmula 1

Ao longo dos três últimos anos de evento, a pista precisou passar por algumas alterações para melhorar a segurança para os competidores, bom como a visibilidade que é um fator preocupante.

Com alguns pontos cegos, é natural se deparar ao longo do fim de semana com várias reclamações dos competidores. Quando algum piloto desacelera em um ponto inesperado, sempre existe aquela tensão de uma possível batida, pois nem sempre é possível visualizar o que está acontecendo no trecho à frente.

O circuito de rua temporário apresenta algumas instalações permanentes e foi projetado pela empresa de Hermann Tilke em colaboração com a própria Fórmula 1.

Assim como todo o circuito de rua, os pilotos vão testando o limite dos seus carros e máquinas e passando cada vez mais rentes ao muro para extrair todo o potencial do equipamento. O grande problema fica por conta do asfalto, a pista não tem uma boa aderência, pois a superfície está geralmente suja por conta da areia soprada para o circuito.

O asfalto não é tão abrasivo e por ser uma corrida noturna é possível trabalhar com a estratégia de apenas uma parada. Max Verstappen venceu a última prova realizada apenas uma troca de pneus, trabalhando com os compostos médios e duros.

Estratégias usadas no GP da Arábia Saudita de 2023 – Foto: reprodução Pirelli

Conforme a posição de largada do piloto, ele pode escolher por usar os compostos médios ou duros para o início da corrida. Os pneus macios são praticamente descartados da equação, o completo oposto do que foi o GP do Bahrein.

Os times precisam ficar ligados na entrada do Safety Car. Nas últimas três edições ele marcou presença.

A Pirelli fornecerá a gama intermediária de pneus nesta etapa, são eles: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). Como os compostos e essa escolha se adequa da melhor forma ao traçado, a fornecedora de pneus não promoveu alterações para a corrida de 2024.

Estes são os pneus escolhidos pela Pirelli para o GP da Arábia Saudita, segunda prova do calendário de 2024 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Os pneus são bem exigidos, mesmo que não seja pela ação da abrasividade, os compostos lidam com as forças laterais, além dos trechos de frenagem, desta forma é melhor trabalhar com a gama intermediária de compostos e não com uma escolha um pouco mais macia.

Um desafio constante em corridas noturnas é gerenciar a temperatura dos pneus, principalmente no momento que está deixando o pit-lane após uma troca de compostos. Usar o pneu duro se torna um desafio ainda maior.

Horários do GP da Arábia Saudita. A prova será disputada no sábado – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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