Nesta quarta-feira (10), o Conselho Mundial do Esporte a Motor se reuniu no Uzbequistão e aprovou uma série de ajustes para a Fórmula 1, incluindo uma mudança relevante no calendário de testes. A pré-temporada de 2027 será novamente curta, retornando ao modelo tradicional adotado antes da grande reformulação regulamentar prevista para 2026.
Nos últimos anos, a F1 tem operado com limitações rigorosas quanto ao número de dias de teste, deixando para trás a época em que as equipes tinham ampla liberdade para colocar seus carros na pista e realizar programas extensos de verificação. Porém, para 2026, essa dinâmica precisou ser revista. A chegada de um novo regulamento técnico, com motores completamente renovados e uma filosofia aerodinâmica inédita — exige uma preparação mais robusta.
LEIA MAIS: FIA aprova mudanças-chave para 2026 e altera rotina dos fins de semana Sprint
Por isso, a pré-temporada do próximo ano foi excepcionalmente ampliada e dividida em três blocos de atividades, permitindo que equipes e fabricantes de unidades de potência cumpram seus cronogramas, validem suas soluções e confirmem a confiabilidade dos novos carros.
Desde a implementação do regulamento de 2022, a categoria havia reduzido a pré-temporada para apenas três dias em 2023, obrigando as equipes a recorrer aos dias de filmagem para realizar o shakedown antes dos testes oficiais.
Agora, com o ciclo 2026 devidamente contemplado, a FIA confirmou que voltará ao formato reduzido em 2027: “o retorno a um único teste de pré-temporada foi aprovado”, afirma o documento divulgado após a reunião.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.