AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA anuncia troca de diretor de corridas na F1: Niels Wittich sai e Rui Marques assume

Antes do GP de Las Vegas, FIA confirma saída de Wittich do cargo e chegada de Rui Marques

A Fórmula 1 passará por uma mudança no cargo de diretor de corrida: Niels Wittich deixará a função com efeito imediato, e Rui Marques assumirá o posto já no GP de Las Vegas.

“A FIA pode confirmar que Niels Wittich deixou o cargo de Diretor de Corrida da Fórmula 1 para buscar novas oportunidades. Niels cumpriu suas inúmeras responsabilidades como Diretor de Corrida com profissionalismo e dedicação. Agradecemos a ele por seu comprometimento e desejamos a ele o melhor para o seu futuro”, falou a FIA por comunicado para a imprensa.

A mudança acontece com menos de uma semana da cobrança da GPDA realizada de forma pública. O alemão ocupava o cargo desde 2022, após algumas mudanças que aconteceram na categoria, em decorrência do GP de Abu Dhabi de 2021. Wittich revezou o cargo com Eduardo Freitas, até optarem por apenas o alemão cuidar das corridas.

O português Rui Marques foi escolhido para ocupar o cargo a partir do GP de Las Vegas, após atuar como diretor de corrida da Fórmula 2 e Fórmula 3.

LEIA MAIS: GPDA questiona FIA e pede tratamento respeitoso aos pilotos em carta aberta

“Rui Marques assumirá o papel de diretor de corrida do Grande Prêmio de Las Vegas. Rui traz uma vasta experiência tendo atuado anteriormente como marshal de pista, inspetor, comissário nacional e internacional, diretor-adjunto de corrida e diretor de corrida de vários campeonatos. Mais recentemente, ele ocupou o cargo de diretor de corrida de Fórmula 2 e Fórmula 3”, seguiu o comunicado.

O descontentamento dos pilotos, assim como de suas equipes, vem provocando alguns comentários negativos sobre a FIA e sua gestão. Ultimamente eles têm questionado cada vez mais sobre a falta de linearidade para a aplicação de punições, além de serem perseguidos sobre o que falam e como falam em eventos oficiais, bem como o uso de joias e suas vestimentas.

Os pilotos por meio da GPDA publicaram uma carta aberta levantando vários pontos que estão os incomodando, mas a FIA tinha se mantido em silêncio até o momento.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo