A Fórmula 1 passará por uma mudança no cargo de diretor de corrida: Niels Wittich deixará a função com efeito imediato, e Rui Marques assumirá o posto já no GP de Las Vegas.
“A FIA pode confirmar que Niels Wittich deixou o cargo de Diretor de Corrida da Fórmula 1 para buscar novas oportunidades. Niels cumpriu suas inúmeras responsabilidades como Diretor de Corrida com profissionalismo e dedicação. Agradecemos a ele por seu comprometimento e desejamos a ele o melhor para o seu futuro”, falou a FIA por comunicado para a imprensa.
A mudança acontece com menos de uma semana da cobrança da GPDA realizada de forma pública. O alemão ocupava o cargo desde 2022, após algumas mudanças que aconteceram na categoria, em decorrência do GP de Abu Dhabi de 2021. Wittich revezou o cargo com Eduardo Freitas, até optarem por apenas o alemão cuidar das corridas.
O português Rui Marques foi escolhido para ocupar o cargo a partir do GP de Las Vegas, após atuar como diretor de corrida da Fórmula 2 e Fórmula 3.
LEIA MAIS: GPDA questiona FIA e pede tratamento respeitoso aos pilotos em carta aberta
“Rui Marques assumirá o papel de diretor de corrida do Grande Prêmio de Las Vegas. Rui traz uma vasta experiência tendo atuado anteriormente como marshal de pista, inspetor, comissário nacional e internacional, diretor-adjunto de corrida e diretor de corrida de vários campeonatos. Mais recentemente, ele ocupou o cargo de diretor de corrida de Fórmula 2 e Fórmula 3”, seguiu o comunicado.
O descontentamento dos pilotos, assim como de suas equipes, vem provocando alguns comentários negativos sobre a FIA e sua gestão. Ultimamente eles têm questionado cada vez mais sobre a falta de linearidade para a aplicação de punições, além de serem perseguidos sobre o que falam e como falam em eventos oficiais, bem como o uso de joias e suas vestimentas.
Os pilotos por meio da GPDA publicaram uma carta aberta levantando vários pontos que estão os incomodando, mas a FIA tinha se mantido em silêncio até o momento.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.