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FIA afrouxa multas e regras relacionadas aos palavrões na Fórmula 1

Apêndice B do Código Esportivo Internacional passa por revisão, após reavaliação das regras que foram implementadas no início do ano

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta terça-feira (13) uma série de alterações importantes no Apêndice B do Código Esportivo Internacional (ISC); referente ao uso de linguagem imprópria. A atitude foi de dar uma recuada, depois da apresentação de penalidades duras, incluindo multas de valores altos.

No início do ano o ISC passou por uma revisão, esclarecendo melhor o que é visto como má conduta por parte do piloto. As mudanças solicitadas por Mohammed Ben Sulayem foram para limitar o uso de xingamentos que estão presentes na fala de vários pilotos.

Quando as competições começaram a retornar, todos queriam entender como as punições funcionariam. Adrien Fourmaux, piloto no Campeonato Mundial de Rally (WRC) foi o primeiro punido e isso gerou uma série de manifestações dos seus companheiros de duelo. Os pilotos se limitaram a dar entrevistas e publicaram um comunicado coordenado explicando a situação.

A falta de clareza foi citada pelos pilotos, como o maior incomodo por parte da implementação do Apendice B.

Outro momento de dualidade aconteceu quando Dan Ticktum não foi punido por conta dos seus rádios, trocados ao longo do e-Prix de Jeddah. Mas ali era possível entender que os comissários ficariam mais atentos ao que seria dito nas entrevistas oficiais e coletivas do que nos rádios – quando as mensagens são muito mais intensas pelo competidor estar em pista.

Entre as principais mudanças anunciadas, está a redução da penalidade máxima básica de € 10.000 para € 5.000, representando uma diminuição de 50%. Em campeonatos com penalidades multiplicadas, como a Fórmula 1, o impacto será ainda mais expressivo.

Além disso, os comissários poderão suspender uma penalidade em casos de primeira infração, e passam a contar com novas diretrizes para diferenciar entre declarações feitas em ambientes controlados (como entrevistas e coletivas) e não controlados (como falas espontâneas durante corridas).

LEIA MAIS: Enquanto Fourmaux é punido por uso de palavrão, FIA explica motivo para Ticktum ficar impune

Outro ponto importante é que o abuso contra oficiais de corrida será punido com penalidades esportivas, e não apenas com multas. A FIA também reforçou que comentários racistas ou discriminatórios continuarão sendo tratados com rigor.

“Como ex-piloto de rali, conheço em primeira mão a gama de emoções enfrentadas durante uma competição. Liderei uma análise abrangente e colaborativa com contribuições de todos os sete Campeonatos Mundiais da FIA, Clubes Membros da FIA e outras organizações de automobilismo”, comentou Ben Sulayem.

“As melhorias que a FIA anunciou hoje no Apêndice B garantirão que continuemos a promover o melhor do espírito esportivo no automobilismo, ao mesmo tempo, em que darão aos Comissários de Competição diretrizes eficazes para agir contra indivíduos que possam desacreditar o esporte. A FIA estará sempre comprometida em garantir que o automobilismo seja acessível a toda a nossa família esportiva.”

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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