A Ferrari conseguiu o seu primeiro pódio após o retorno das férias da Fórmula 1. A equipe italiana enfrentava um momento difícil no campeonato, mas conseguiu tirar algum proveito do circuito que venceu em 2024. Frédéric Vasseur garante que eles vão lutar até o final do campeonato.
Charles Leclerc passou a prova disputando com Lando Norris a segunda colocação. Na largada, a escolha da Ferrari pelos pneus macios chamou a atenção, pois apesar de conseguir mais aderência, as temperaturas estavam altas e o carro mais pesado – contribuindo para o desgaste dos pneus. No entanto, a aposta foi interessante, pois rapidamente o monegasco ultrapassou o rival e performou no P2.
Com o desenrolar da corrida, Norris conseguiu superar Leclerc, mas o monegasco lutou muito pela segunda colocação. O britânico travou uma batalha direta na pista, agregando muito mais ao resultado.
“Estamos com três equipes dentro dos dez pontos. Max [Verstappen] vem marcando muitos pontos a cada fim de semana, mas o mais importante é a adição dos dois carros. Vamos nos dedicar até o fim. Vamos tentar fazer o melhor proveito do que temos.”
“Acho que é uma boa sensação estar de volta ao pódio, estar de volta com os dois carros. Vamos lutar até o último minuto.”
Nos últimos eventos, embora os pilotos iniciassem o fim de semana com muito otimismo, os resultados em classificação e corrida, indicavam um fim de ano mais complicado. Mesmo Charles Leclerc que foi ao pódio nos Estados Unidos, esperava eventos cada vez mais complicados para sua equipe.
A Ferrari contou com um carro muito complicado em 2025, quando decidiram por fazer uma grane mudança no projeto – além disso, a equipe optou por focar em 2026 muito cedo, deixando o SF-24 sem novos pacotes de atualização, após a mudança da suspensão traseira.
Sobre a estratégia definida para Leclerc no evento, sendo o oposto escolhido para Lewis Hamilton – o chefe de equipe desmentiu que foi uma “aposta” ou um chute, na realidade, ele enfatizou que essa foi uma escolha agressiva da Ferrari em busca da vitória que eles ainda não conseguiram neste ano.
“É mais uma aposta do que um risco. Não tenho certeza se os outros estavam apostando no médio-duro ou no médio-macio, mas… também é a melhor opção para nós sermos P1 e estarmos acima do P1. E tentamos fazer isso. Mas… não é um risco”, reiterou.
Leclerc conseguiu fazer um bom trabalho para atrasar Lando Norris, só cedendo ao britânico quando os pneus macios se aproximavam do fim da sua vida útil. Lewis Hamilton, por sua vez, conseguiu a quarta colocação.
“Ele teve um ritmo muito forte desde o início do fim de semana. Exceto no Q3, talvez no SQ3, mas o ritmo estava lá desde o início. O ritmo esteve lá também nos últimos fins de semana. É a primeira vez que fazemos um fim de semana decente, montando tudo sem erros. Foi bom desde o começo”, comentou Vasseur.
Lewis Hamilton ainda não subiu ao pódio desde que chegou à Ferrari, apesar da vitória na Sprint da China. Mesmo assim, o bom desempenho recente da dupla da Scuderia reduziu a diferença para a Mercedes para apenas sete pontos na disputa pelo segundo lugar no Campeonato de Construtores.
Para Frédéric Vasseur, o destaque foi a capacidade da equipe de se recuperar após um início complicado no fim de semana — especialmente na classificação da Sprint, quando o carro parecia longe do ideal. Encerrar o Grande Prêmio com um pódio e um quarto lugar, superando McLaren e Mercedes, foi um resultado animador para a Ferrari antes da próxima etapa no México.
“É realmente um sobe e desce”, confessou. “Provavelmente um pouco mais para nós e provavelmente um pouco menos visível para a McLaren e a Red Bull agora. Porque elas têm uma espécie de vantagem em termos de desempenho puro.”
“Quando eles não estão bem, ainda estão em P2, P3. Quando não estamos bem, estamos em P10. Mas é verdade que a equipe se recuperou muito bem depois da noite de sexta-feira.”
Na disputa do Mundial de Construtores, a Mercedes é a vice-líder do campeonato, com 341 pontos, contra 334 da Ferrari na terceira colocação e 331 pontos da Red Bull, com a recuperação apresentada por Max Verstappen, além de Yuki Tsunoda também conquistando alguns pontos.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.