A Ferrari está atualmente lutando com a McLaren pelo terceiro lugar do campeonato de construtores, mas o engenheiro da Ferrari, Laurent Mekies revelou que o desenvolvimento do carro de 2021 está quase acabando. A equipe pretende direcionar a sua atenção para o carro de 2022.
Todos querem saber quando as equipes vão mudar o foco para o carro do próximo ano. Enquanto eles ainda estiverem em disputa na pista, o carro de 2022 já estará em preparação, pois o próximo ano conta com diversas mudanças técnicas. É uma loteria, então todos querem entregar o melhor equipamento para a próxima temporada, aproveitando as chances que um novo regulamento traz.
A Haas como já tinha um carro muito problemático em 2020, optou por apenas realizar os ajustes que o regulamento de 2021 exigia, mas desistiu o desenvolvimento do VF-21. A dupla está ganhando quilometragem, mas tem poucas chances de ter um desempenho interessante.
Para a Ferrari ainda era um ano de oportunidade, equipados com uma nova unidade de potência e ajustes que foram capazes de melhorar a performance do carro; o time italiano tinha chances de brigar por uma posição melhor em 2021, já que terminou o Campeonato de Construtores em 2020 no sexto lugar.
Em Paul Ricard, Laurent Mekies falou um pouco mais sobre o desenvolvimento da Ferrari: “Do ponto de vista do desenvolvimento do carro, já tomamos nossas decisões. É tudo em 2022, e não haverá nenhuma atualização real para melhorar esses pontos fracos no SF21.”
Mas ainda que a equipe italiana não esteja focada em um desenvolvimento para melhorar pontos fracos deste carro, ele ainda vai receber novas peças com frequência.
“No entanto você sempre pode trabalhar os problemas simplesmente entendendo eles melhor e se os comprender, seja porque os correlaciona melhor ou simplesmente entende quais são as razões pelas quais estamos nessas condições, pode-se abrir a porta para soluções que você pode trabalhar.”
A Ferrari conquistou um pódio com Carlos Sainz em Mônaco e duas poles com Charles Leclerc (no GP de Mônaco e Azerbaijão).
“E é por isso que para nós, embora o carro seja o mesmo das corridas anteriores, ainda é um bom desafio vir aqui depois de algumas corridas em que desfrutamos de muitas curvas de baixa velocidade, e ver como nós melhorarmos algo. E é assim que tentamos lutar neste fim de semana.”
No GP do Azerbaijão, a equipe acreditava que andaria atrás da McLaren, mas ao apresentar um bom trabalho durante os treinos livres, repetiram a dose na classificação e corrida. O resultado da prova fez com que a Ferrari assumisse a terceira posição do campeonato de construtores.
A equipe deseja essa posição e deve tentar extrair o melhor do carro para bater mais uma vez os rivais. Durante os treinos livres desta sexta-feira na França, a Ferrari esteve apagada no TL1, mas voltou a aparecer no Top-10 no TL2, com Charles Leclerc conquistando a quinta posição.