ColunistasDestaquesNascarPost

Ryan Blaney encerra jejum e leva as 600 Milhas de Charlotte

Após quase dois anos, piloto do carro 12 volta a vencer uma corrida oficial e garante varrida da Penske nas provas do fim de semana

A prova que encerra o fim de semana da velocidade conseguiu entregar grandes momentos, mesmo com a chuva atrapalhando. Com a corrida adiada de domingo para segunda, a prova realizada no feriado do Memorial Day teve boas disputas, mas terminou com o domínio de Ryan Blaney, que quebrou o tabu e conquistou a vitória das 600 Milhas de Charlotte, uma das provas mais tradicionais da NASCAR Cup Series.

Blaney encerrou um jejum de 59 corridas sem vitória em uma prova oficial da categoria e se tornou o oitavo vencedor da temporada 2023. Além disso, o triunfo fecha o fim de semana perfeito da Penske, juntando-se com a vitória de Josef Newgarden nas 500 Milhas de Indianápolis. Não à toa, o piloto do carro 12 imitou seu colega de equipe e celebrou a vitória com a torcida presente em Charlotte.

A vitória foi construída com uma boa atuação e um carro bem acertado. Blaney foi, ao lado de William Byron, um dos pilotos mais competitivos do fim de semana. Enquanto o piloto da Hendrick mostrava força com os pneus mais novos, o competidor da Penske se saía melhor nos stints mais longos.

Blaney consolidou a liderança na última relargada, faltando 20 voltas para o fim e não foi contestado. Byron teve que se contentar com o segundo lugar, seguido de perto por Martin Truex Jr. A 23XI fechou o top-5 com seus dois carros: Bubba Wallace e Tyler Reddick. No top-10 a outra equipe a também colocar dois carros doi a Richard Childress, com Kyle Busch em sexto e Austin Dillon em nono.

A maior polêmica da corrida aconteceu durante o segundo dos quatro estágios da corrida. Chase Elliott e Denny Hamlin disputavam posição pelo top-10, quando o carro 9 foi espremido no muro. Então, o campeão da Cup Series de 2020 desceu e atingiu o rival, com ambos indo ao muro e abandonando a disputa. 

Hamlin ficou bastante contrariado, por entender que a manobra de Elliott teria sido premeditada. O piloto da Hendrick negou, embora alguns especialistas da TV americana e também parte do público não tenha aceitado essa justificativa.

A NASCAR Cup Series volta no próximo domingo com a etapa realizada no circuito de Gateway.

Top-10 das 600 Milhas de Charlotte

1 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
2 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
3 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Bubba Wallace (23Xi/Toyota)
5 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
6 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
7 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
8 – Chris Buescher (RFK/Ford)
9 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
10 – Zane Smith (Front Row/Ford)

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo