AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ferrari sofre com superaquecimento dos freios em Singapura e segue sem vitórias em 2025

Equipe italiana enfrentou superaquecimento dos freios desde as primeiras voltas

A Ferrari deixou Singapura com mais um resultado ruim, a equipe italiana ainda não venceu em 2025 e agora luta para retornar ao pódio depois das férias de verão. O problema nos freios foi a questão da vez, que impediu um progresso na corrida.

Se o começo do ano foi desafiador, agora a equipe italiana parece estar ainda mais distante da McLaren, assim como da Mercedes e até mesmo da Red Bull. Em Singapura, a equipe até brigou por uma 5ª posição durante a corrida, mas Charles Leclerc e Lewis Hamilton terminaram em 6° e 8°, respectivamente.

O chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vasseur admitiu que a dupla de pilotos lidou com o superaquecimento dos freios desde a segunda volta da corrida e como resultado, o ritmo de corrida foi prejudicado.

“Bem no começo da corrida, pedimos para o Charles fazer um lift and coast (uma estratégia para poupar combustível e reduzir o superaquecimento dos freios). Não se trata apenas de fazer um lift and cost quando você está perdendo um pouco no final da reta. É também uma questão de encontrar o ponto de frenagem certo”, comentou Vasseur.

Em todas as corridas, os pilotos têm alguma questão com os freios, que tem dificultado o ritmo deles na pista. Não é apenas uma questão com a traseira do carro, em alguns eventos a causa é a dianteira.

No evento em Singapura, a Ferrari novamente encontrou um desempenho melhor nos treinos livres de sexta-feira, mas o ritmo esteve muito abaixo na classificação. Em circuitos de rua, parte de um bom resultado está atrelado ao desempenho em classificação, mas Hamilton começou a corrida do 6° lugar, com Leclerc em 7°.

“Era preciso mudar o balanceamento dos freios. No final, você provavelmente perde mais na referência para você quando está pilotando o carro do que no potencial puro.”

“O que é mega frustrante é que nos dois últimos fins de semana nós chegamos… em Baku e depois em Singapura. No começo do fim de semana, o ritmo estava lá. Sinceramente, acho que não extraímos o melhor do carro.”

“Para a equipe, é extremamente frustrante. A equipe e os pilotos são todos nós, porque não estamos acelerando [por causa dos freios]. No fim das contas, estamos nos esforçando tanto para estar lá, que quando você tem que fazer todas as corridas na defensiva, não é bom.”

Para Hamilton não foi fácil passar pela transição de usar o sistema de freios da Ferrari, como já era esperado, por conta dos seus tempos de Mercedes. No entanto, mesmo para o monegasco o SF-25 tem sido complicado, perdendo a confiança no equipamento e por consequência, encontrando mais dificuldade nas classificações.

Com a estratégia que a Ferrari criou para o cenário final da corrida em Singapura, Hamilton contava com pneus macios para buscar Andrea Kimi Antonelli em pista. Os freios da sua Ferrari falharam pouco depois do competidor criar um cenário bom para a tentativa de ultrapassagem, além de Hamilton, perder a disputa pelo 5° lugar, ele foi ultrapassado por Leclerc e punido por extravasar os limites de pista – com a punição aplicada caiu para o 8° lugar, sendo superado também por Fernando Alonso.

“É uma volta mais rápida falsa para mim. Não estamos na mesma situação. O que posso dizer é que, quando ele estava acelerando, o ritmo estava lá”, disse Vasseur sobre a corrida de Hamilton.

“A diferença em relação aos carros à frente era coerente com o delta que se tem nos pneus. Mas nada, além disso. Também é frustrante para nós, porque tínhamos a sensação de que, quando fazíamos três voltas seguidas sem poupar, o ritmo não era ruim.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading