Nesta segunda-feira (13) a Ferrari confirmou mais um reforço para o time, Loic Serra e Jérôme D’Ambrosio deixaram a Mercedes para trabalhar com os italianos. Efetivamente o reforço acontecerá a partir de 1º de outubro, após o período de quarentena.
Serra assumirá a função de chefe de engenharia de chassis, reportando-se diretamente a Enrico Cardile, supervisionando diversas áreas em Maranello, incluindo engenharia de pista, desenvolvimento aerodinâmico e operações aerodinâmicas e desempenho de carros.
Loic nasceu na França em 1972 e se formou em engenharia mecânica após estudar em Aix-emProvence e Paris. Após a univerdade trabalhou com a Michelin. Entre as equipes de Fórmula 1, tem passagem pela BMW-Sauber e a Mercedes.
D’Ambrosio assumirá a função de vice-diretor de equipe, sendo o segundo no cargo de chefia do time, se reportando diretamente a Fred Vasseur. O belga também foi nomeado como chefe da Academia de Jovens Pilotos da Ferrari, o programa que é usado para o desenvolvimento e preparação de jovens pilotos da marca.
Em sua carreira, D’Ambrosio foi piloto profissional até 2020. O competidor venceu na antiga GP2, além de ter três vitórias na Fórmula E. Guiou na Fórmula 1, entre 2011 e 2012, pela Marussia Virgin, substituindo Lucas Di Grassi. Em 2012, depois de ficar sem vaga na F1, atuou como reserva da Lotus, substituindo Romain Grosjean no GP da Itália, depois do francês lidar com uma suspensão.
Na Fórmula E, além de guiar pela Dragon Racing por quatro temporadas, passou pela Mahindra, defendendo a equipe por dois anos. Em 2020 ingressou na Venturi Racing como vice-diretor da equipe, dando os seus primeiros passos na parte de gerenciamento de um time. No ano seguinte foi promovido a chefe de equipe, com Susie Wolff deixando o cargo.
Seu trabalho com a equipe monegasca ao lado de Susie Wolff, chamou a atenção de Toto Wolff na Fórmula 1, o que rendeu a ele um cargo. Deixando a Venturi ao final de 2022, passou a atual como diretor de desenvolvimento de pilotos da equipe alemã. Na etapa do Japão, após Wolff passar por uma cirurgia, D’Ambrosio conduziu a equipe durante o evento.
Com essas mudanças confirmadas, Serra e D’Ambrosio vão continuar trabalhando com Lewis Hamilton, quando o heptacampeão mundial se juntar à equipe italiana para a temporada 2025.
O mercado segue se movimentando e a Ferrari dando as cartas nas contratações. Embora exista uma resistência da Mercedes perder alguns funcionários para a Ferrari, a ida de Hamilton para a equipe italiana tem contribuído para eles consigam fazer algumas contratações.