AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ferrari perde vice-liderança do Mundial de Construtores e Leclerc não vê melhora até o fim da temporada

Fim de semana ruim em Baku deixa a Ferrari atrás da Mercedes, e Leclerc admite falta de esperança por evolução até o fim da temporada

Os treinos livres do GP do Azerbaijão, abriram a expectativa da Ferrari conseguir um bom resultado na 17ª rodada do ano. No entanto, depois de mais um desempenho decepcionante, Charles Leclerc não acredita que a situação da equipe mudará até o final da temporada.

O TL2 na sexta-feira, possibilitou que Lewis Hamilton e Leclerc deixassem a sessão como líderes. Embora a McLaren não tenha iniciado o evento tão bem, como o esperado, a Ferrari acreditava que poderia ser possível ganhar um pouco de terreno, aproveitando as características do circuito e de configuração do carro.

Ao final da classificação no sábado, Hamilton não tinha avançado ao Q2, enquanto Leclerc bateu no início do Q3, eliminando qualquer chance da equipe de começar a corrida entre os primeiros colocados.

Durante a corrida eles não conseguiram progredir, fechando o evento em 8° e 9°. Com o resultado de George Russell (P2) e Andrea Kimi Antonelli (P4) a Ferrari deixou o evento perdendo a vice-liderança do campeonato por quatro pontos, já que o time alemão atingiu a marca de 290 pontos, contra 286 da Ferrari.

“Honestamente, é fácil culpar o carro por ser muito difícil de pilotar, e acho que, no geral, temos uma desvantagem sempre que está frio, mas não sinto que fiz um bom trabalho neste fim de semana”, disse ele à Viaplay. “Foi uma das minhas temporadas mais fortes na F1 até agora, mas neste fim de semana não estive no nível que deveria estar e assumo a responsabilidade por isso.”

“O erro no Q3 nos fez largar atrás de carros que não tinham o mesmo ritmo que nós, mas que eram bem rápidos nas retas, o que foi muito difícil para mim ultrapassar. Então, fiquei meio que como passageiro durante toda a corrida, no meio do trânsito, e não consegui recuperar as posições que perdi na classificação.”

Fredéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, falou que o evento para eles foi definido na classificação, pois a corrida foi afetada diretamente por uma sessão ruim no sábado.

LEIA MAIS: Vasseur explica ordens de equipe da Ferrari em Baku: “Lewis tinha vantagem de pneus”

O time italiano não conseguiu emplacar uma vitória neste ano, enquanto no ano passado com o SF-24, eles disputaram até mesmo o título de Construtores com a McLaren. Em 2024, eles venceram as corridas da Austrália, Mônaco, Itália, Estados Unidos (Austin) e México, mas Leclerc acredita que será difícil repetir a dose neste ano, nas provas das Américas.

“Será difícil. Não é a mesma situação do ano passado, no ano passado, fizemos uma atualização no assoalho em Monza que nos forneceu um grande progresso. Esse ano não temos isso, então não acho que tenhamos esperanças de que seja significativamente melhor daqui para frente.”

Hamilton ressaltou que o fim de semana no Azerbaijão foi “decepcionante” pelo resultado obtivo, quando o fim de semana apresentou um começo tão positivo.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading