Nesta quarta-feira (24) a Ferrari e a Hewlett-Packard (HP) confirmaram um acordo de patrocínio, no qual a companhia de tecnologia impacta agora diretamente no nome da equipe italiana.
A partir do momento do anúncio, a equipe de Maranello mudou o seu nome nas redes sociais para Scuderia Ferrari HP, o acordo anunciado é plurianual, portanto o nome do time permanecerá assim por pelo menos dois anos, além do patrocínio, estampar o carro da equipe e o uniforme dos pilotos. O acordo estabelecido também é válido para o time de eports da marca, F1 Academy e a Academia de Jovens Pilotos da Ferrari.
A empresa de Palo Alto, Estados Unidos informou ainda que a Ferrari utilizará a tecnologia e serviços avançados da HP para diversas tarefas e momentos da equipe.
Além disso, o acordo tem um impacto também para expandir as iniciativas educacionais dentro das suas equipes e comunidades e criar um impacto duradouro para as próximas gerações.
O logotipo da HP realizará a sua estreia nos carros de F1 da empresa italiana no GP de Miami, programado para ser disputado entre os dias 3 e 5 de maio. Este é o mesmo evento que a Ferrari escolheu para utilizar a pintura azul e celebrar a sua história e envolvimento com os Estados Unidos.
Depois do anúncio do layout especial para Miami (ainda não revelado), fez todo o sentido a Ferrari confirmar o acordo de patrocínio com a HP, representada pela cor azul.
LEIA MAIS: Ferrari utilizará pintura azul ao longo do GP de Miami; Saiba mais
Antes do GP de Miami começar, a pintura será revelada com a presença de representantes de ambas as empresas presentes. O layout será projetado especificamente para a primeira prova nos Estados Unidos da temporada 2024 da Fórmula 1.
“Nosso fundador nos transmitiu sua vontade contínua de progredir. Disto deriva o nosso desejo de inovar nas ruas e na pista, bem como o nosso compromisso com um futuro sustentável, da neutralidade de carbono à educação da geração mais jovem”, disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “Na HP temos encontramos os mesmos valores, que a tornam um parceiro ideal. Estamos ansiosos para iniciar nossa colaboração e enfrentar novas oportunidades e desafios juntos.”
It all starts in the garage, where we dare to dream and achieve. Today, @HP and @ScuderiaFerrari announce their historic title partnership.
We are thrilled to embark on a journey to empower people through technology and innovation and create meaningful connections worldwide 🏁… pic.twitter.com/X2b0GfiNrk
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) April 24, 2024
A Ferrari acaba seguindo um passo que foi aderido pela Red Bull, com a chegada da Oracle ou pela McLaren com a Google. Mesmo com um nome muito forte, para manter as operações saudáveis, o time italiano agora contará com um patrocinador máster. Em 2021 a Ferrari era conhecida por Scuderia Ferrari Mission Winnow, quando estabeleceu um acordo com a Philip Morris International.
Embora os detalhes financeiros não tenham sido divulgados, acredita-se que o acordo possa ser um dos maiores da categoria, em torno de US$ 100 milhões anuais como informado pelo SportBusiness. O site ainda menciona que o acordo da Ferrari com a HP, seria semelhante ao valor que estabelecido no acordo Red Bull – Oracle.
A HP tem um relacionamento com a Fórmula 1, já atuou como patrocinadora da Williams entre 2000 a 2005, assim como estabeleceu um acordo com a equipe Sauber .