Depois do GP do Azerbaijão a Ferrari está se sentindo um pouco mais confiante com as atualizações que foram realizadas no carro, além do novo pacote que será usado em Miami. A sequência de provas que serão enfrentadas agora também deve dar um parâmetro para a Ferrari, auxiliando o time a decidir o que merece um maior investimento para adquirir uma performance melhor.
Em Baku, depois de uma longa pausa, Charles Leclerc faturou a pole do fim de semana, além do direito de começar a corrida Sprint da ponta. Infelizmente o monegasco não conseguiu sustentar a ponta, dado o ritmo de corrida da Red Bull, mas o feito do monegasco no traçado chamou a atenção.
“No Azerbaijão correu muito bem. Fizemos nossa primeira pole, o que foi ótimo. Acho que confirma o quão forte é o carro que temos, especialmente na classificação, mas a corrida, confirma nossas fraquezas. Ainda precisamos trabalhar em nosso ritmo de corrida, já que a Red Bull está muito forte por enquanto”, comentou Charles Leclerc sobre o desempenho da Ferrari no Azerbaijão.
Miami e Barcelona são as pistas do calendário que diversas equipes escolheram para fazer mudanças. O circuito espanhol que não foi usado na pré-temporada deve dar um parâmetro melhor para as equipes do trabalho que elas devem realizar para o restante do campeonato.
Sabendo dos seus problemas, a Ferrari tem trabalhado para tornar o SF-23 mais sólido. O time realizará alterações para mudar gradativamente a filosofia, mas eles ainda precisam extrair o melhor das novas peças do carro. A Ferrari é uma das equipes que mais consome pneu e isso afeta diretamente em sua performance, principalmente durante a corrida.
Miami é um traçado complicado para a Ferrari, pois eles não devem sustentar por muito tempo a posição, principalmente por conta das longas retas e a utilização do DRS em três momentos da volta.
Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari confirmou ao site Autosport que o SF-23 também receberá atualizações após Miami. Porém, nos traçados que a Sprint foi realizada ou em provas específicas como Mônaco, o time de Maranello apenas realizará adaptações para se adequar as características do traçado.
“No geral, eles foram mais rápidos do que nós e não precisamos nos enganar. Acho que até agora, o óbvio é que estamos lutando com consistência. Essa é a verdade deste último fim de semana, em todas as voltas, em todas as curvas e durante toda a corrida”, disse Vasseur quando comparou o ritmo da Ferrari com o carro dos taurinos.
Miami no ano passado foi um traçado que a Ferrari se deu bem, Charles Leclerc conquistou a pole, mas foi Max Verstappen que venceu a corrida. O time italiano faturou uma dobradinha com o monegasco ocupando o segundo lugar e Carlos Sainz terminando a prova na terceira posição. Porém, no ano passado a Ferrari não precisa enfrentar a Aston Martin e a Mercedes ainda passava por avaliações para melhorar o W13.