Os ensaios iniciais para as 6 Horas de Ímola, realizados nesta sexta-feira (19) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, testemunharam a supremacia da lendária escuderia italiana diante de sua torcida.
Na primeira sessão, o trio composto por Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye, a bordo da Ferrari 499P #83, dominou as ações com uma performance impressionante, marcando o tempo mais rápido de 1:31.347, atingindo uma média de velocidade de 193,5 km/h. A AF Corse garantiu a dobradinha com a Ferrari 499P #50, pilotada por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, alcançando o segundo melhor tempo com 1:31.503 e uma média de 193,1 km/h.
Entre os cinco primeiros na classificação geral e na categoria Hypercar, destacaram-se ainda o novo Peugeot 9X8 #93, pilotado por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne, a Lamborghini SC63 #63 com Mirko Bortolotti, Edoardo Mortara e Daniil Kvyat, e a Ferrari 499P #51, tripulada por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.
Na categoria LMGT3, os Corvette Z06 LMGT3.R da TF Sport garantiram o protagonismo, com o carro #82 de Hiroshi Koizumi, Sébastien Baud e Daniel Juncadella liderando, seguido pelo #81 conduzido por Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood.
Na segunda sessão, a Ferrari manteve seu domínio, com a AF Corse novamente à frente, agora com Fuoco, Molina e Nielsen liderando, seguidos pelo trio Kubica, Shwartzman e Ye.
A Toyota Gazoo Racing, atual campeã do FIA WEC, mostrou um aumento de desempenho ao subir da nona para a quarta colocação, evidenciando a competição acirrada que se avizinha.
Os brasileiros também se destacaram, com Augusto Farfus mostrando otimismo em relação às chances de pódio na LMGT3 após ficar em sexto na primeira sessão e oitavo na segunda. Por outro lado, Nicolas Costa enfrentou dificuldades, caindo para a décima oitava posição na segunda sessão.
A pista desafiadora de Ímola promete uma corrida emocionante no domingo, com o FIA WEC retornando à Europa após a Qatar Airways 1812 Km do Qatar.
Este evento marca a estreia das 6 Horas de Ímola no calendário do Mundial de Endurance, oferecendo aos fãs um espetáculo único em um dos circuitos mais emblemáticos da região.
A transmissão das 6 Horas de Ímola será feita ao vivo pelo canal BandSports na TV por assinatura e canal do Youtube da emissora (Esporte na Band), além do BandPlay e no site da Band. A transmissão da etapa também estará disponível em streaming no canal do site Grande Prêmio no YouTube, cobrindo desde os treinos até a corrida principal. Prepare-se para um fim de semana cheio de velocidade e emoção nas pistas italianas.
FIA WEC, temporada 2024
6 Horas de Ímola, programação (horário de Brasília) Sexta-feira, 19 de abril Treino livre 1: 7h00 Treino livre 2: 12h15
Carros: 37 Modelos e versões diferentes: 18 Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus Equipes: 24 Pilotos: 110 Nacionalidades: 29, França, Itália, Grã-Bretanha, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Holanda, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, China, Israel, Indonésia, Omã, Angola, Irlanda, Argentina, Noruega, Bielorrússia, Chile, Polônia
CATEGORIA LMGT3
Carros: 18 Pilotos: 54 Equipes: 12, Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing
CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19 Pilotos: 56 Equipes: 12 – Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition
MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010
CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País 02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar 21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália 11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica 15/06 – 24 Horas de Le Mans – França 14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil 01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos 15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão 02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein
Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.