ColunistasFórmula 1Post

Ferrari confirma favoritismo, Charles Leclerc abre temporada 2022 com pole

A nova era da Fórmula 1 teve início, a Ferrari abre o campeonato conquistando a primeira pole do ano neste sábado (19), no Sakhir. Charles Leclerc registrou 1m30s558 para obter a 10ª pole da sua carreira. A disputa entre Ferrari e Red Bull se confirmou, algo que estava sendo traçado desde os primeiros treinos livres realizados no Bahrein.

A Ferrari começa superando a Red Bull, mas por um erro de Carlos Sainz, o time italiano não conseguiu fechar a primeira fila com os dois carros. Max Verstappen é o segundo colocado, após superar Sainz. Sergio Pérez fica com o quarto lugar, formando a segunda fila.

Para a surpresa de muitos, a Mercedes realmente está lidando com alguns problemas, Lewis Hamilton foi apenas o quinto colocado, enquanto George Russell completou a sua volta na nona posição.

A Alfa Romeo e a Haas deram um salto quando tem o seu desempenho comparado ao do ano passado. Valtteri Bottas comerá a corrida do sexto lugar, com Kevin Magnussen no sétimo lugar. Fernando Alonso representou a Alpine obtendo o oitavo lugar, enquanto Pierre Gasly foi o décimo colocado.

O primeiro GP do ano será disputado no Bahrein, a largada está programada para ocorrer às 12h (pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a classificação para o GP do Bahrein

A temperatura na pista estava na casa dos 26°C, com 20°C no ambiente, elas reduziram quando comparadas com o horário que o TL3 foi realizado.

Q1

Com o box aberto, a Williams e a AlphaTauri enviaram as suas duplas de pilotos para a pista. Apenas Albon e Latifi estavam com os pneus médios instalados em seus carros. Gasly anotou 1m33s016, acompanhado por Tsunoda que havia registrado 1m33s581, enquanto os pilotos da Williams retornaram para o pit, abandonando os pneus médios, para usar os pneus macios como o restante do grid.

Restando cerca de dez minutos para o encerramento do Q1, Verstappen assumiu a liderança da tabela de tempos, sendo o único a rodar na casa de 1m31s909. A Ferrari tentava reafirmar a sua força, algo que já estava mostrando desde os treinos livres, assim Leclerc cravou 1m31s471, acompanhado por Sainz que anotou 1m31s567.

Quando todos os pilotos registraram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Bottas, Hamilton, Magnussen, Gasly, Alonso, Pérez e Russell. Na zona de eliminação estavam: Stroll, Hulkenberg, Ricciardo, Tsunoda e Latifi.

Nos últimos dois minutos a pista ficou agitada mais uma vez, pois dezessete pilotos estavam juntos em pista buscando uma volta rápida para se livrar da eliminação do Q1. Tsunoda não conseguiu tempo para avançar para o Q2, mas obteve o décimo sexto lugar. Daniel Ricciardo abriu a temporada 2022 ficando preso ao Q2.

Destaque para os dois pilotos da Haas e Alfa Romeo que avançaram para o Q2.

Eliminados

16) Yuki Tsunoda – 1m32s750
17) Nico Hulkenberg – 1m32s777
18) Daniel Ricciardo – 1m32s945
19) Lance Stroll – 1m33s032
20) Nicholas Latifi – 1m33s634

Q2

Alexander Albon foi o primeiro piloto enviado para a pista quando o Q2 teve início. O piloto da Williams estava com um pneu macio usado instalado em seu carro. O tailandês abortou a sua volta e retornou aos boxes da equipe.

Magnussen abriu a tabela de tempos com 1m31s461, mas o time pedia cuidado em sua volta, pois identificaram um problema na parte hidráulica do câmbio. Max Verstappen assumiu a liderança, estabelecendo rapidamente o melhor tempo após anotar 1m30s757, Leclerc acompanhava o piloto holandês com 1m31s356, seguido de Pérez que tinha 1m31s377. Assim que todos os pilotos tinham ao menos uma volta rápida aferida, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Magnussen, Hamilton, Russell, Sainz, Ocon, Alonso e Bottas.

Novamente os dois últimos minutos eram agitados, com vários pilotos deixando os boxes para abrir outra volta rápida. Sainz saltou para o segundo lugar, anotando 1m30s787, Leclerc e Pérez acompanharam o espanhol estabelecendo mais uma boa volta.

Os dois carros da Mercedes conseguiram chegar ao Q2. Mesmo com Magnussen passando por reparos nos boxes e não conseguindo retornar à pista, o dinamarquês avançou para o Q3. Desta forma Alfa Romeo e Haas eram representadas na última fase da classificação.

Eliminados

11) Esteban Ocon – 1m31s782
12) Mick Schumacher – 1m31s998
13) Lando Norris – 1m32s008
14) Alexander Albon – 1m32s664
15) Guanyu Zhou – 1m33s543

Q3

Novamente os pneus macios entravam em ação, mas apenas Hamilton e Russell estavam com pneus macios usados instalados em seus carros. O carro de Magnussen estava pronto para retornar à pista. Hamilton anotou 1m32s158, com Russell que tinha 1m32s291, mas os tempos dos outros tinham superado muito a dupla da Mercedes.

Carlos Sainz era o pole provisório depois de anotar 1m30s687, superando Leclerc por 0s044. Verstappen era o terceiro colocado assim que registrou 1m30s743. Apenas Magnussen, Alonso e Bottas tiveram apenas uma chance para obter uma volta rápida.

Com pneus novos, a Mercedes enviou os seus dois pilotos para a pista, mas quando Hamilton completou a sua volta, ficou separado por 0s680 do pole, enquanto Russell estava à 1s658 de Leclerc. Todos os competidores estavam em pista nos últimos dois minutos.

Charles Leclerc cravou a décima pole da sua carreira anotando 1m30s558. O monegasco dividirá a primeira fila com Max Verstappen, mas o holandês ficou separado por 0s123 do piloto da Ferrari. Carlos Sainz é o terceiro colocado após cometer um erro em sua volta. Sergio Pérez encaixou o segundo carro da Red Bull no quarto lugar.

A Mercedes mostra que realmente está com problemas, Hamilton conseguiu apenas o quinto lugar. A Alfa Romeo foi a grande surpresa, pois conseguiu o sexto lugar com Valtteri Bottas. Kevin Magnussen levou a Haas ao sétimo lugar. Fernando Alonso, George Russell e Pierre Gasly completaram o top-10.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading