AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ferrari chega a Abu Dhabi sob pressão após fim de semana difícil no Catar

Equipe chega a Abu Dhabi tentando lidar falhas de acerto que comprometeram desempenho e ampliaram frustração interna

A Ferrari vai para o último fim de semana de atividades da Fórmula 1, precisando entregar o máximo possível. A etapa de Abu Dhabi, acontece logo depois do GP do Catar, prova que marcou mais um desempenho ruim do time italiano e uma das piores pontuações da temporada.

Ao chegar em Lusail, Vasseur participou da coletiva de chefes de equipe, onde mencionou que a Ferrari, em conjunto com os pilotos, optou por abandonar o projeto do carro em abril e parte do desempenho visto em pista em 2025, é por conta do foco total que a equipe depositou no regulamento de 2026. A escolha resultou na falta de atualizações periódicas para o SF-25.

Charles Leclerc não obteve pontos na Sprint e foi apenas o oitavo colocado na corrida do domingo. A equipe também foi mal em Zandvoort com o duplo abandono e São Paulo na corrida principal, além da desclassificação na China.

Ao longo da corrida, foi observado mais uma porção de comentários dos pilotos descontentes com o desempenho do carro, sem falar na classificação, onde o monegasco rodou forte no Q3.

“Acho que neste fim de semana tivemos muita dificuldade com o acerto e a pressão ideal dos pneus”, disse ele. “Tivemos problemas da primeira à última volta da corrida. Provavelmente foi um pouco melhor hoje, mas apenas superficialmente. Faz parte da jornada, faz parte deste fim de semana que, devido ao acerto, estivemos numa situação difícil desde a primeira volta.”

“Não posso dizer que foi tudo positivo, mas a colaboração e o debriefing foram positivos e estávamos todos remando na mesma direção. Entendo a frustração [dos pilotos] na área reservada à TV, mas o mais importante é quando eles estão de volta à garagem com os mecânicos e engenheiros, tentando encontrar uma solução. Tentamos neste fim de semana, mas acho que tivemos o problema – não é segredo – com a direção hidráulica no início do fim de semana.”

No Catar, Vasseur ainda admitiu que a entrada do Safety Car na pista na sétima volta, também atrapalhou a vida dos pilotos, pois eles seguiram a ida aos boxes, sem ter a oportunidade de criar uma estratégia diferente. Com o tráfego intenso nos boxes, Lewis Hamilton ainda perdeu posições devido à dupla parada.

“Nós, como equipe, temos que nos manter focados e tentar tirar o máximo proveito do que temos”, disse ele. “Você tem que lidar com esse tipo de situação – Max [Verstappen] conseguiu. Ele foi o oitavo colocado na classificação em Budapeste, o nono na corrida e depois começou a vencer corridas.”

“Podemos voltar, e como equipe precisamos entender o que fizemos de errado neste fim de semana. Pelo que entendi até agora, teve a ver com a pressão dos pneus, que tivemos dificuldades em controlar, mas isso vale para todos. Fizemos um trabalho pior do que os outros.”

“Charles disse que se esforçou ao máximo desde a primeira volta na manhã de sexta-feira até a última volta da corrida, e acho que ele provavelmente se esforçou mais do que em alguns fins de semana em que venceu corridas. Eu entendo a frustração de se esforçar ao máximo para terminar em 8º ou 9º lugar.”

Para Abu Dhabi, Vasseur promete que a Ferrari lutará até o fim “com a equipe empenhada em terminar o campeonato de forma positiva”.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading