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Ferrari apresenta SF-24 com pequenos detalhes em branco e amarelo

A Ferrari optou novamente por um equipamento com o vermelho predominante, enquanto apostou em detalhes na pintura com amarelo e branco

Nesta terça-feira (13) foi a vez da Ferrari apresentar o SF-24, carro que será guiado por Carlos Sainz e Charles Leclerc.

Como revelado previamente com o uniforme dos seus pilotos, a equipe de Maranello revelou uma pintura que conta com detalhes em amarelo. Duas faixas – uma em amarelo e outra em branco – percorrendo parte da lateral do equipamento enquanto o vermelho fosco segue como a cor predominante, que é a marca registrada da equipe.

A pintura não foi tão afetada pelo que assombra o grid – contando com um recorte para a redução do peso. Sim, uma parte inferior ainda conta com a fibra exposta, mas é algo que já era praticado nos outros equipamentos. Além disso, uma parte do sidepod passou por uma remoção da pintura, deixando um detalhe em preto no equipamento.

Após o branco ter sido trabalhado no carro em Las Vegas em novembro do ano passado, o time optou pelo seu regresso acompanhado pelo amarelo, sendo uma ligação perfeita com Modena, mas também uma referência a outra actividade principal da marca de Maranello para além da Fórmula 1, a participação da equipe no Mundial de Endurance.

Em termos de equipamento o SF-24 é bem diferente do seu antencessor, contando com detalhes importantes nas escolhas estabelecidas para o projeto.

A Ferrari no ano passado ocupou a terceira posição do Mundial de Construtores, obtendo 406 pontos, contra os 409 faturados pela Mercedes. No entanto, o time de Maranello ainda teve uma temporada marcada por erros e problemas no equipamento, além disso, com o final do campeonato se aproximando, o time perdeu o interesse de derrotar a Mercedes e achou que era uma estratégia melhor se contentar com a terceira posição no mundial.

A batalha interna travada por Charles Leclerc e Carlos Sainz foi bem apertada, o momesco terminou o campeonato à frente do companheiro de equipe, pois o espanhol teve uma corrida desastrosa em Abu Dhabi. No entanto, durante o GP de Las Vegas – a prova que antecedeu a final – Sainz teve o seu carro prejudicado, pois no TL1 o equipamento do competidor foi atingido por um bueiro e pelas trocas enfrentadas para possibilitar que o piloto retornasse à pista, Sainz acabou punido, prejudicando o seu resultado.

Por mais que a Ferrari tenha passado a temporada toda informando que não tinha um piloto número dentro da equipe, por não estarem disputando nada no campeonato, Leclerc foi priorizado em algumas decisões, mesmo com Sainz passando parte da temporada à frente do companheiro de equipe. O espanhol ainda foi o único piloto não Red Bull a vencer uma prova de 2023 faturando a sua segunda vitória da carreira em Las Vegas, após o time austríaco apresentar queda de desempenho em apenas uma etapa do campeonato.

A temporada 2023 foi a primeira com Frédéric Vasseur à frente da Ferrari. O time passou boa parte da temporada refém de um projeto que fora construído na época em que Mattia Binotto ainda estava à frente da Scuderia. Ao longo do campeonato fomos sentindo um pouco mais da mão de Vassuer no time, mas 2024 será a primeira temporada que ele tem pleno domínio do que está acontecendo na equipe e pode ter o seu trabalho de uma melhor forma avaliado.

Uma das atitudes ruins no ano passado foi Vasseur ter optado não batalhar até o final pelo posto de vice-campeão, mas isso significou umas poucas horas adicionais de túnel de vento para trabalhar a construção do SF-24. Vamos ver como o equipamento irá performar neste ano.

Este é o último ano de Sainz e Leclerc trabalhando juntos. Vasseur optou por não renovar o contrato de Sainz, algo que o espanhol estava tentando negociar desde o ano passado. O time optou por manter Leclerc, renovando o contrato do piloto por múltiplos anos, enquanto conseguiu negociar a chegada de Lewis Hamilton para defender a equipe em 2025 – sendo o maior choque da pré-temporada de 2023.

Sainz foi um bom piloto guiando pela Ferrari, se destacando em vários momentos de tomada de decisão da equipe, principalmente quando a Ferrari estava indo para um caminho errado que prejudicaria o resultado da prova. Infelizmente Sainz não é o piloto mais rápido do grid, mas é um competidor super técnico, com um amplo domínio do desenvolvimento das provas. O espanhol completou três temporadas com a Ferrari e vai enfrentar em 2024 o seu último ano com a equipe.

Por outro lado Leclerc ainda segue com anos marcados por diversos erros, mas é o piloto pupilo da casa. O monegasco é um competidor extremamente veloz, consegue faturar poles, mas por várias escolhas em corrida, tem dificuldade de revertê-las em vitórias.

A prática atual do grid é oferecer longos contratos para vários competidores, principalmente para aqueles que a equipe julga que os pilotos são a cara do time. Leclerc é cria da Ferrari e o time ainda vê nele o competidor que pode comandar a equipe para obter uma sequência de bons resultados na Fórmula 1. Porém, contar com Hamilton, também significa alguns períodos em que o inglês será a estrela do time, principalmente por todos os feitos que Hamilton conta na carreira.

Ainda será necessário passar por 2024 para ver a performance de Hamilton em 2025. No entanto, é esperado que esse ano a Ferrari conte com uma temporada melhor, tentando minimizar os erros. O time já provou que consegue criar um bom equipamento nesta era de novos regulamentos, mas precisa ser constante para obter pódios e até perseguir vitórias. A estratégia ainda é um ponto fraco da equipe, mesmo com mudanças pontuais acontecendo internamente que retiraram Iñaki Rueda do pit-wall, enquanto Ravin Jain assumiu a função com o campeonato em andamento.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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