AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ferrari aposta na continuidade e renova contrato com Antonio Giovinazzi para o WEC

Renovação reforça entrosamento da equipe e a estratégia de longo prazo da Ferrari no endurance

A Ferrari anunciou nesta terça-feira (08) a renovação do contrato de múltiplos anos com Antonio Giovinazzi. O piloto italiano seguirá representando o time de Maranello nas corridas de longa duração como piloto oficial da Ferrari e continuará exercendo o papel de piloto reserva da Scuderia Ferrari HP na Fórmula 1.

A parceria entre Giovinazzi e a Ferrari é marcada por conquistas emblemáticas. O grande destaque da trajetória conjunta foi a vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans em 2023, quando a Ferrari voltou à principal categoria do endurance e triunfou com o protótipo 499P número 51, pilotado por Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado.

Aos 31 anos, Giovinazzi disputa sua terceira temporada consecutiva no Mundial de Endurance com a equipe oficial da Ferrari, onde divide um dos dois 499Ps inscritos pela fábrica. Desde que passou a integrar o time no WEC, já participou de 20 provas (19 na classe principal), conquistando três vitórias — além de Le Mans, venceu em Ímola e Spa-Francorchamps nesta temporada —, três Hiperpoles e sete pódios.

O piloto italiano estreou em Le Mans em 2018, ao volante de uma Ferrari 488 GTE. Na Fórmula 1, Giovinazzi iniciou sua ligação com a Scuderia em 2017 como terceiro piloto e desde então se mantém próximo ao time, agora exercendo a função de reserva oficial.

Giovinazzi estreou na F1 em 2017, substituindo Pascal Wehrlein em duas etapas, enquanto assumiu a função de titular para os campeonatos de 2019 até 2021 na Alfa Romeo. O piloto seguiu com a Ferrari, aguardando o desenvolvimento do programa de Endurance, para representar a marca.

“Há oito anos, comecei minha aventura com a Ferrari, que para mim é muito mais que uma equipe: é uma família”, disse Giovinazzi.

“Renovar hoje significa continuar um desafio que me recarrega a cada dia, em um ambiente onde as pessoas, o trabalho em equipe e a ambição importam. Ser piloto oficial do WEC e o terceiro piloto da Fórmula 1 é um compromisso que me honra e me deixa animado em assumir.”

“Quero agradecer à Ferrari pela confiança contínua em mim: crescer com as cores da equipe é realmente especial. Mal posso esperar pelos próximos capítulos desta história, que vou embarcar com o comprometimento, a paixão e a fome por resultados que sempre fizeram parte de mim.”

Recentemente Antonello Coletta, responsável pelo programa de endurance da Ferrari, comentou que tinha a intenção de permanecer com os dois trios inalterados para 2026.

No carro #50 estão Miguel Molina, Nicklas Nielsen e Antonio Fuoco. Ambos os carros venceram as 24 Horas de Le Mans, enquanto o #83 guiado por Robert Kubica, Phil Hanson e Yifei Ye da cliente AF Corse triunfou em 2025.

É esperada uma mudança no grid dentro dos próximos anos, com a chegada da McLaren e a Ford, mas por enquanto, muitos times buscam a segurança. É esperado que justamente pelo destaque que a Ferrari se tornou, os seus pilotos recebam ofertas promissoras.

No WEC a Ferrari tem se concentrado no bom entrosamento entre os pilotos, assim como a equipe técnica e o restante dos membros. A estabilidade dos pilotos também se tornou algo fundamental dentro do projeto.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading