A Ferrari apresentou o SF-26 nesta sexta-feira (23), no último dia antes do início dos testes de pré-temporada em Barcelona. O time italiano tem se agarrado ao novo projeto, com a expectativa se superar os desafios do último ano e entregar um carro competitivo para Charles Leclerc e o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.
O projeto da equipe de Maranello envolve duas frentes, o trabalho que conseguiram fazer de desenvolvimento da unidade de potência, assim como o trabalho aerodinâmico. O conjunto precisa estar bom, para o time ter uma temporada competitiva.
Durante o campeonato de 2025, a equipe não conseguiu vencer nenhuma corrida; depois das férias de verão, eles ainda precisaram lutar ainda mais para retornar ao pódio.
Neste novo regulamento, o objetivo da equipe é conquistar um novo título de construtores, sendo o último de 2008. O de pilotos também é algo que a Ferrari persegue, já que a última conquista aconteceu com Kimi Räikkönen.
“Com certeza, 2026 será uma temporada muito emocionante”, disse Vasseur quando o SF-26 surgiu. “É provavelmente a maior mudança nos regulamentos da F1 nos últimos 25 anos. Estamos mudando o chassi, o motor, a bateria, os pneus, o regulamento esportivo.”
“Significa que a abordagem é um pouco diferente. Temos que começar do zero em cada tópico. O início da temporada é sempre emocionante, mas acho que este é particularmente empolgante.”
Our first look at the SF-26 in action! A result from all the hard work from everyone in the factory to Charles and Lewis on track. pic.twitter.com/oWdXwKzu3e
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) January 23, 2026
A apresentação da Ferrari foi bem diferente, eles optaram dessa vez por não ter firula nenhuma, nenhum discurso cheio de promessas ou reafirmações sobre eles. Divulgou em seu canal um vídeo da pintura e pouco tempo depois já colocou o SF-26 em ação, no Circuito de Fiorano.
Lewis Hamilton foi o primeiro que invadiu o traçado, fornecendo para os fãs presentes no traçado o primeiro vislumbre do equipamento e o som do motor em operação. No entanto, poucos metros depois o heptacampeão mundial parou o carro, segundo informações – não ocorreu por um problema com o carro, mas foi uma tentativa de preservar os quilômetros disponíveis em shakedown/dia de filmagens.
Após os mecânicos recolherem o equipamento, foi a vez de Hamilton acompanhar, de fora do carro, o contato de Charles Leclerc com o equipamento.
“Investimos muita energia, tempo e esforço no projeto de 2026. Começamos há um ano. Mas o que é interessante nas novas regulamentações é que provavelmente cada um seguiu uma direção diferente, um caminho diferente.”
“Teremos que ter uma mente muito aberta no início da temporada para reagir a todas as circunstâncias. Isso é muito importante para termos estabilidade na organização, para termos um bom grupo de pessoas acostumadas a trabalhar juntas com o mesmo foco. Será fundamental para a temporada.”
A Ferrari está focada na união para desempenhar o melhor trabalho nesta temporada.
“Este carro é o resultado de um tremendo esforço de equipe e representa o início de uma jornada completamente nova, construída em torno de um conjunto diferente de regras que inevitavelmente traz consigo uma série de incógnitas”, afirmou Vasseur.
“A equipe está alinhada e mais unida do que nunca enquanto olhamos para a temporada. A partir da próxima semana, em Barcelona, iniciaremos o processo de compreensão e validação do carro. Nesta fase inicial, a prioridade será aprender o máximo possível e começar a construir bases sólidas antes da corrida de abertura. “
Lewis Hamilton busca o seu primeiro título com a Ferrari, após a mudança drástica na carreira depois de deixar a Mercedes. Para Charles Leclerc, essa também é uma mudança importante, pois pode determinar se ele passará mais tempo com a equipe ou prefere tentar conquistar um título na Fórmula 1 com outra equipe.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.