A Fórmula 1 retorna neste fim de semana em Monza, para disputa do GP da Itália. A sessão de treinos livres que abre o evento foi bem movimentada, grande parte do grid deu atenção aos pneus médios e macios, buscando atestar a durabilidade desses compostos. Para alegria da torcida da Ferrari, a dupla de pilotos liderou a sessão, Lewis Hamilton registrou o melhor tempo cravando 1m20s117, contra o 1m20s286 de Charles Leclerc.
A Ferrari está em busca de uma redenção, após o abandono duplo na Holanda e um campeonato difícil. Geralmente a equipe consegue um bom equipamento para Monza, mas é necessário cautela neste início de fim de semana.
A Williams roubou a cena durante a atividade, com sua dupla de pilotos figurando entre os primeiros colocados. Carlos Sainz ficou com a terceira posição por conta do tempo de 1m20s650, enquanto Alexander Albon foi o sétimo colocado.
Max Verstappen obteve a quarta posição com a Red Bull (1m20s692), seguido de perto por Andrea Kimi Antonelli (1m20s940). Lando Norris conseguiu o sexto lugar para a McLaren, desta vez Oscar Piastri não estava na pista, pois emprestou o seu carro para Alexander Dunne – o novato foi apenas o décimo sexto colocado.
George Russell conseguiu o oitavo lugar, mas no final da atividade enfrentou um problema, quando o câmbio travou e o piloto automaticamente perdeu potência. A situação não é preocupante, pois na sexta-feira as equipes costumam usar uma unidade de potência e câmbio mais antigos – que já tem uma boa quilometragem.
Fernando Alonso encaixou a Aston Martin na nona posição, enquanto Isack Hadjar completou o top-10 em décimo.
A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a segunda sessão de treinos livres.
Saiba como foi o TL1 do GP da Itália
Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarcou no Circuito de Monza, no templo da velocidade. A prova desta vez é na casa da Ferrari, então as expectativas são grandes, principalmente após o abandono duplo na Holanda.
Para este evento algumas equipes levaram novidades para os seus carros, foram elas: McLaren, Ferrari, Red Bull, Mercedes, Haas, Racing Bulls, Williams e Aston Martin. As mudanças principais consistem na alteração das asas traseiras e dianteiras por conta da configuração do circuito.
Novedades de los equipos en Monza
Monza team’s upgrades pic.twitter.com/dVqj1FoiCB
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) September 5, 2025
Alex Dunne e Paul Aron assumiram os carros de Oscar Piastri e Franco Colapinto, respectivamente. Os novatos foram escalados para a sessão, com o intuito de ajudar as equipes McLaren e Alpine a cumprir com o regulamento de 2025.
Com menos de dez minutos de atividade, Lewis Hamilton surgiu na liderança com a marca de 1m22s235 usando os pneus médios (C4) disponíveis no evento. Aos poucos as marcas melhoravam, com Charles Leclerc obtedendo o tempo de 1m22s021, enquanto Lando Norris cravou 1m21s513, contra 1m21s518 de Verstappen. Logo nos primeiros minutos os pilotos já superavam os tempos obtidos durante o TL1 do ano passado nesta pista.
Foram para a pista com os pneus duros (C3) a dupla de pilotos da Williams, Racing Bulls e Gabriel Bortoleto.
A Ferrari estava conduzindo testes aerodinâmicos no começo da sessão, para verificação da asa e a parte traseira do carro, os dois carros foram liberados com o flow-vis. Leclerc e Norris foram pilotos que logo no começo da sessão foram avistados cometendo erros, por travar os pneus dianteiros – algo muito comum neste circuito, já que os pilotos precisam entender o limite dos carros em um circuito que exige muito dos competidores.
Após 15 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Leclerc, Norris, Russell, Hamilton, Alonso, Hadjar, Stroll e Tsunoda. Neste momento da sessão, Verstappen anotou 1m20s751, superando Albon por 0s322, obtendo o tempo enquanto completava a oitava volta com o pneu médio.
Com o carro da Alpine, Aron rodou na Variante della Roggia, mas conseguiu salvar o carro, logo depois o jovem piloto se dirigiu aos boxes para uma verificação.
Aron dips a wheel on the grass at the second chicane and goes spinning, but he’s on his way again without any damage done 👍#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/lfLoSjzh4o
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
Após 20 minutos de atividade e encerramento do primeiro stint mais longo, os pilotos fizeram uma breve pausa nos boxes, para suas equipes prepararem os carros para mais uma coleta de dados.
A Williams, por sua vez, chamava a atenção nesta atividade, com Albon e Sainz figurando entre os primeiros colocados. Enquanto encerrava um stint de 9 voltas com os pneus duros, aproveitando um resquício de pista vazia, o espanhol atingiu o tempo de 1m20s883 para retornar aos boxes.
Restando 30 minutos para o término do primeiro treino livre, as equipes equiparam os seus carros principalmente com os pneus macios (C5), mas a Williams optou por trabalhar com os pneus médios. Um pouco de brita era trazida para o traçado regular, por conta de pilotos que extravasavam os limites de pista.
Por conta da sujeira na Variante Ascari, provocada pela saída de Isack Hadjar neste trecho da pista – encaminhou a sessão para o regime de bandeira vermelha, com a equipe de pista entrando rapidamente no traçado para fazer a limpeza e evitar problemas.
Hadjar’s off has sprayed gravel onto the track
We have a red flag as marshals get their brooms out 🧹#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/4ewgKCESol
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
De fato a escapada de Hadjar trouxe consequências para o equipamento, a equipe identificou um dano no assoalho e uma rachadura – que só será resolvida para a próxima sessão.
Hadjar isn’t the only driver pushing the limits
Antonelli and Norris have both had trips into the gravel 👀#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/BsfZlHYRMU
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
A pista foi liberada novamente quando restavam 16 minutos para o final. Charles Leclerc conseguiu encaixar a volta rápida que estava buscando quando cravou 1m20s286, superando o tempo de Verstappen em 0s406 e 0s477 de Hamilton.
A Williams era o destaque da sessão, com Sainz mais uma vez ocupando a segunda posição (1m20s650) pelo breve tempo que usou os pneus macios.
Nos últimos cinco minutos, os dez primeiros eram: Hamilton, Leclerc, Sainz, Verstappen, Antonelli, Norris, Albon, Russell, Alonso e Hadjar. A Ferrari buscava uma recuperação diante da sua torcida, apesar de ser apenas o primeiro treino livre do fim de semana, a equipe italiana tentava demonstrar que tinha um bom carro para o evento. Em termos de volta, Hamilton tinha completado 17 voltas, enquanto Leclerc atingia a marca de 21 giros no traçado.
Se encaminhando para o encerramento, algumas equipes retomaram o uso dos pneus do começo da sessão.
George Russell informou a perda de potência do motor, enquanto o câmbio ficou travado na sétima marcha antes do cronômetro zerar. O competidor encostou o carro em um ponto da pista, provocando a ativação do Virtual Safety Car para comboiar os pilotos.
Os competidores foram liberados para fazer o teste de largada.
FP1 CLASSIFICATION
Lewis Hamilton tops the timesheets in his first session as a Ferrari driver at Monza 🇮🇹🤩#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/6v5vt0AGKT
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



