AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Fernando Alonso vê 2026 como sua última chance na F1: “Quero sair me considerando o melhor”

Bicampeão espanhol encara o novo regulamento como a derradeira oportunidade de lutar por vitórias e possivelmente se despedir da categoria em alta

Fernando Alonso tem comentado sobre o carro de 2026 e como o regulamento do próximo ano pode beneficiar sua equipe e sua própria carreira. No entanto, o bicampeão de Fórmula 1, reforça que esse pode ser seu último ano.

Em entrevista à AS, o espanhol revelou que ele encara 2026 como uma última oportunidade de brigar por vitórias na Fórmula 1. O bicampeão, desde que ganhou os seus títulos, tem saltado de um projeto para o outro em busca de bons resultados e talvez um novo título, antes de se despedir da categoria.

É a minha última chance. É o fator diferencial. Vi as outras mudanças de regra simplesmente como uma mudança, esperando que tudo desse certo e que minha equipe interpretasse as regras corretamente e tivesse um carro rápido. Mas está é diferente, porque é a última mudança de regra que vivenciarei e é a última chance de tentar vencer outro Grande Prêmio, aproveitar os bons momentos, subir ao pódio e lutar por um campeonato.”

“Há muita esperança para a mudança de 2026. Embora não seja nem mais, nem menos significativa do que as outras mudanças anteriores, para mim, emocionalmente é uma mudança importante.”

BAKU, AZERBAIJAN – SEPTEMBER 19: Fernando Alonso of Spain and Aston Martin F1 Team on stage during practice ahead of the F1 Grand Prix of Azerbaijan at Baku City Circuit on September 19, 2025 in Baku, Azerbaijan. (Photo by Andy Hone/LAT Images)
2236212413
Colour Image, Horizontal, sport, motorsport, formula one racing

Com 44 anos, Alonso já correu com várias gerações de pilotos e apesar da idade, o competidor sempre fez o possível para continuar em forma e dar o seu o melhor. O espanhol sempre pediu para as suas equipes um carro rápido, que o resto ele poderia se resolver na pista.

Perguntado sobre o que determinaria para 2026 ser o seu último ano na Fórmula 1, ele disse: “Depende de como me sentirei no próximo ano, como me sentirei fisicamente e mentalmente. Mas não sei. Não tenho uma ideia clara agora. Se o carro for bem, há uma boa chance de ser meu último ano”, explicou.

Alonso também mencionou que prefere terminar em alta a prolongar a sua carreira com um carro competitivo.

“Sim. Sei que tenho mais chances de me sair bem em 2027 ou 2028, quando houver estabilidade no grupo que temos agora, com Adrian Newey e os outros. Eles podem se sair bem no primeiro ano, mas no segundo ou terceiro, com certeza vão se sair bem.”

“Mas tenho que considerar isso por mim mesmo. Se o carro for mal, há uma chance de eu ficar mais um ano para terminar com uma nota positiva. Se o carro for bem, 2026 provavelmente será meu último ano.”

O bicampeão ainda comentou: “Não será por falta de competitividade. Quando eu sair da Fórmula 1, quero sair do jeito que estou agora, me considerando o melhor. E que as pessoas de fora, pelo menos 30% ou 40% delas, ainda me considerem o melhor. Não quero sair porque perdi minhas habilidades. Vou aproveitar o próximo ano e viver ano após ano. Mas sim, quero sair em alta.”

O espanhol deixou claro na entrevista quais são as suas principais qualidades, que diferenciam dele do restante dos competidores. Alonso disse que a “adaptabilidade às mudanças nas condições da pista” é uma vantagem, outra tem relação com “não ter um ponto fraco marcado” e por fim “a mentalidade, não desistir e estar sempre preparado para o que vier”.

Em outras entrevistas Alonso elogiou o trabalho de Newey e dessa vez não foi diferente: “Sim, ele está definitivamente à altura da tarefa. É um designer diferente de tudo que eu já vi. Muito metódico, mas, ao mesmo tempo, místico. Brilhante. Ele não tem um roteiro definido, ele é só inspiração, e isso é muito interessante de ser observado. Mas ele também combina isso com o rigor inerente à Fórmula 1 em termos de timing. Até agora, tem sido enriquecedor trabalhar com ele; veremos no ano que vem.”

Ele relatou que para o próximo ano, Newey tem realizado várias perguntas que o preocupam, a visão do piloto com esse tipo de carro, carga e velocidades. Na visão de Alonso, Newey está tentando antecipar o futuro, para fazer um bom trabalho para o time.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. What i dont understood is in reality how youre now not really a lot more smartlyfavored than you might be now Youre very intelligent You understand therefore significantly in terms of this topic produced me personally believe it from a lot of numerous angles Its like women and men are not interested except it is one thing to accomplish with Woman gaga Your own stuffs outstanding Always care for it up

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading