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Fernando Alonso alcança marca histórica de 400 GPs na Fórmula 1

Durante o GP da Cidade do México, Alonso chega a marca de 400 GPs, em uma carreira longeva na F1, iniciada ainda em 2001

Neste fim de semana, durante o GP do México, o bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso chega à marca de 400° Grades Prêmios.

O espanhol de 43 anos, conquistou os seus títulos na Fórmula 1 em 2005 e 2006. Alonso realizou a sua estreia na categoria em 2001, com a Minardi, neste longo percurso na categoria, o piloto conta com 32 vitórias, 22 poles, 26 melhores voltas, 106 pódios e 2329 pontos.

É difícil dizer quando Alonso vai parar, o competidor ainda tem garra para continuar na categoria, além de ser um osso duro para os adversários. O piloto já assinou um novo contrato com a Aston Martin, enquanto ainda busca ganhar um novo título na categoria, aproveitando a nova fase do time com Adrian Newey.

O piloto será o primeiro a atingir a marca dos 400 GPs, sendo um número muito expressivo na categoria, com 21 temporadas na categoria.

“Chegar a 400 agora é um número grande”, falou Alonso durante o episódio do podcast Beyond The Grid da Fórmula 1.

Desde que o piloto está na categoria, a F1 passou por várias transformações, uma delas tem relação com a extensão do calendário, que hoje conta com 24 corridas. Porém, mesmo sendo extremamente exigente, o competidor reforça que “compensa todos os sacrifícios” ao ficar atrás do volante. É uma forma de demonstrar minha paixão pelo esporte e pela F1”.

Depois de realizar a sua estreia em 2001 na F1, Alonso continua correndo na categoria e chega à marca de 400 GPs – Foto: reprodução Aston Martin

“Saber que ninguém atingiu esse número no passado, talvez alguém o faça no futuro, mas não muitos, digamos um grupo de cinco ou dez no máximo, só demonstra meu amor pelas corridas, pela F1, o quanto eu gosto desse estilo de vida, do automobilismo em geral.”

Alonso guiou também por Renault, Ferrari, McLaren e Alpine, sempre buscando novos times com a missão de conseguir mais um título. Depois de analisar o mercado da Fórmula 1, o piloto optou por deixar a Alpine no final de 2023 e seguir para a Aston Martin, pois verificou que o time tinha uma perspectiva de crescimento, visando novas contratações e instalações, tentando progredir no esporte, setores que a equipe francesa demonstrava estar bem perdida, principalmente após uma sequência de trocas de funcionários.

Em 2023, Alonso faturou sete pódios com a Aston Martin e, mesmo com a equipe não entregando um carro semelhante em 2024, o espanhol decidiu que era o momento de permanecer com eles, já que estavam movendo as peças para novas contratações. No fim, Adrian Newey assinou com o time, atrás de um novo desafio e talvez capaz de entregar nas mãos de Alonso um carro capaz de vencer um campeonato.

Em sua trajetória, o piloto conta também com duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans (2018 e 2019), também perseguiu o sonho de vencer as 500 Milhas de Indianápolis, mas ainda não conseguiu tal feito. O piloto deseja ter a tríplice coroa do automobilismo, além de também deixar em aberto a possibilidade de retornar ao WEC.

Alonso acreditava que a sua última temporada na F1 seria em 2009. “Acho que aquele cara em 2001, eu não estava realmente pensando muito no futuro. O sonho estava se tornando realidade, pilotar na F1, a primeira corrida. Eu não tinha um roteiro claro para minha carreira. Eu não sabia exatamente qual seria a próxima corrida, qual seria minha próxima equipe. Eu estava improvisando cada fim de semana era uma nova aventura.”

“O que eu diria é que quando ganhei o campeonato em 2006 e depois entrei para a McLaren, eu tinha um contrato de três anos para 2007, 2008 e 2009, e eu tinha 99% de certeza de que 2009 seria minha última temporada de F1. Esse era meu plano muito claro na minha cabeça.”

“Quando assinei aquele contrato, na minha cabeça naquela época, era como um contrato de longo prazo e três anos parecerão talvez muito tempo, mas este é o último. Eu já realizei meu sonho. Isso está além da minha imaginação mais louca ser um campeão de F1, então o que mais posso fazer aqui?”

“Assinei este contrato com a McLaren, esperava ganhar mais campeonatos, esperava ganhar mais corridas, mas depois da F1 há uma vida diferente lá fora. Eu estava pensando que terei uma família, faria coisas normais, dias normais.”

“Não acho que o Fernando Minardi 2001, de 19 anos, vá pensar algo estranho sobre os 400 Grandes Prêmios, porque eu não estava pensando muito no futuro, mas em 2007, com certeza, isso seria uma surpresa.”


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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