Nesta terça-feira (08) a Envision Racing e a Jaguar anunciaram que estão unindo forças para enfrentar a próxima temporada da Fórmula E, com a chegada do Gen3. A Envision será a primeira cliente da Jaguar na categoria elétrica, passando a utilizar os pacotes técnicos disponíveis durante está nova era.
Para a Envision foi necessário buscar um novo fornecedor do trem de força para a próxima temporada, afinal, o time era cliente da Audi, mas com a saída da fornecedora da categoria, precisou buscar outras parceiras no grid. A Audi manteve o encerramento mesmo não estando presente neste ano, mas o acordo será encerrado ao final deste ano. É um momento bem crítico, os times estão decidindo se querem continuar como fabricantes ou vão dar preferência por se tornarem equipes clientes.
A Andretti está em situação semelhante, pois vai precisar de um novo fornecedor, pois a BMW também deixou a categoria. Portanto neste acordo a Jaguar fornecerá o trem de força para a Envision na era Gen3 em um acordo de múltiplos anos – que vai até 2026.
Está será a primeira vez que a Envision fecha a parceria com uma fabricante britânica, o seu antigo acordo que antecedeu o estabelecido com Audi, ocorreu quando a equipe ainda era a Virgin Racing, sendo cliente da DS Automobiles entre 2015 e 2018.
We’re delighted to announce that we’ve signed a major multi-year deal with @JaguarRacing 🤝
Two of @FIAFormulaE‘s most successful teams will join forces in the 2022/23 season – as we commit to the future of the sport’s exciting Gen3 era.
READ MORE: https://t.co/WQcFgvoZGW pic.twitter.com/x7pYrK2rIk
— Envision Racing (@Envision_Racing) February 8, 2022
“A Jaguar e sua equipe de fábrica têm sido um dos competidores mais aguerridos na Fórmula E desde que ingressaram no campeonato em 2016, a opção mais atraente para nós”, disse Sylvain Filippi, diretor administrativo da Envision.
“A Fórmula E é um dos esportes que mais cresce no mundo, inspirando e empolgando a próxima geração de fãs do automobilismo em cidades de todo o mundo. Mas mais emocionante é o fato de ser sem dúvida o esporte mais colaborativo do mundo, porque reconhecemos o papel que podemos desempenhar na solução de um dos maiores problemas do nosso tempo na corrida contra as mudanças climáticas”.
Os dois times estão alinhados sobre o compromisso com o futuro, pensando na sustentabilidade.
“A Envision Racing poderá otimizar seu próprio software para o trem de força para que continuemos rivais na pista. No entanto, corremos para inovar juntos e estou animado para ver quatro carros na Fórmula E com motor Jaguar alinhados no grid lado a lado na próxima temporada”, disse James Barclay, diretor administrativo da Jaguar Land Rover Motosport.
Atualmente temos a DS Automobiles, Porsche, Mahindra, Nissan e NIO 333 como fornecedoras.