Em abril de 2023, a revista alemã Die Aktuelle publicou uma revista contendo uma entrevista gerada por IA de Michael Schumacher. A família do heptacampeão mundial entrou com medidas legais e acaba de receber € 200.000 (cerca de R$ 1,1 milhão) de indenização.
A matéria de capa prometia uma entrevista exclusiva com Schumacher, mas foi uma matéria extremamente sensacionalista e na época gerou um grande debate sobre a utilização das IAs. O ex-piloto de Fórmula 1 sofreu um grave acidente andando de esqui em dezembro de 2013, na França e desde então ele não é mais visto.
No documentário que reverencia a carreira de Schumacher, que estreou em 2021 pela Netflix, foi uma das últimas vezes que a família falou um pouco sobre o piloto, mas sempre usando frases bem vagas sobre o seu estado. Desde o acidente a família tem prezado pela privacidade daquele que conquistou sete títulos na Fórmula 1, além de 91 vitórias.
No final do artigo foi revelado que a entrevista era fabricada por uma IA. A Die Aktuelle se desculpou e acabou demitindo a editora Anne Hoffann. Na época a família tomou medidas legais e confirmou à ESPN o acordo, confirmado também pelo Tribunal do Trabalho de Munique.
“Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós – e nossos leitores – esperamos de uma editora como a FUNKE. Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções”, declarou Bianca Pohlmann, diretora-executiva do grupo em abril de 2023.
Na matéria publicada pela ESPN nesta quarta-feira, eles revelam que a indenização foi paga pelo grupo de mídia Funke-Mediengruppe. Porém, este não é o primeiro atrito da família com a Die Aktuelle, em 2014 eles foram processados pela esposa de Schumacher, Corinna, depois que sua foto com o ex-piloto estampou a capa do material com o título “Corinna encontra um novo amor”.