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Max Verstappen supera dupla da Ferrari e lidera TL3 em Suzuka

Com a pista seca, Max Verstappen aproveita a última parte da atividade para assumir a liderança e superar Carlos Sainz

Neste sábado (08) os pilotos retornaram ao traçado de Suzuka, a pista estava seca e as condições climáticas eram diferentes daquela que foi encontrada na sexta-feira. Max Verstappen fechou a atividade na liderança ao anotar 1m30s671, superando Carlos Sainz próximo do final da atividade. A Ferrari ainda ficou com a sua dobradinha, mas ocupando a segunda e a terceira posições.

A classificação promete mais uma vez ser disputada entre Red Bull e Ferrari, porém, as equipes completaram poucas voltas em simulação de corrida, o foco mesmo foi preparar os carros para a corrida e sentir o desempenho dos seus equipamentos em pista seca. A sessão começou com as voltas em simulação de corrida e a verificação da performance dos pneus.

Charles Leclerc se estabeleceu na terceira posição, acompanhado por Fernando Alonso com a Alpine. O espanhol tem andado bem em Suzuka, com ou sem o piso molhado. Sergio Pérez foi o quinto colocado, mas teve a sua última volta rápida atrapalhada por conta do tráfego intenso na pista.

George Russell se estabeleceu com a Mercedes no sexto lugar, seguido de perto por Lewis Hamilton. Lando Norris foi o oitavo colocado, enquanto Esteban Ocon apareceu no nono lugar. Lance Stroll completou o top-10.

Com a pista seca foi possível observar uma proximidade entre os companheiros de equipe, com alguns pares sendo formados na tabela de tempos.

A Fórmula 1 retorna às 03h (pelo horário de Brasília), para a disputa da classificação.

Saiba como foi o TL3 em Suzuka 

Antes do início da atividade, a Alpine finalmente confirmou Pierre Gasly como companheiro de Esteban Ocon para a temporada 2023, enquanto a AlphaTauri aproveitou o momento para confirmar a contratação de Nyck de Vries para o próximo ano.

O sábado começou com pista seca, diferente da sexta-feira quando a chuva tomou comenta do TL1 e TL2 e até mesmo impossibilitou os testes da Pirelli com os pneus de 2023. No TL3, pouco antes dos carros serem liberados para a pista, a temperatura na pista estava na casa dos 31°C, com 22°C no ambiente.

Com a pista liberada, treze pilotos se alinharam no pit-lane, competindo por espaço para ir ao traçado. Os pilotos estavam com os pneus mais variados instalados em seus carros, pois o circuito estava seco e permitia a utilização dos pneus slick. Sainz, Ricciardo, Vettel, Norris, Stroll, Pérez e Verstappen usavam os pneus macios. Enquanto, Hamilton e Alonso eram os únicos pilotos usando os pneus duros; os demais competidores usavam os compostos médios.

Russell abriu a tabela de tempos ao registrar 1m37s969, com os pneus médios em seu W13, mas na sequência Sainz apareceu na ponta com 1m35s491. Norris foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m34s246, enquanto Pérez surgiu com 1m33s236 e Verstappen anotou1m32s050 – ainda altos para o traçado. Latifi foi o primeiro piloto a escapar da pista.

As posições se alternavam rapidamente, pois além da diferença dos pneus, os times também realizavam suas verificações particulares dos carros. Acreditava-se que no domingo a corrida será feita em pista molhada, mas os times precisavam de dados desses carros em Suzuka, com a pista seca.

Com dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Norris, Ricciardo, Tsunoda, Gasly, Albon, Sainz, Alonso e Ocon. Alonso ‘salvou’ o carro quando derrapou na ultima curva do circuito antes da entrada da reta. Verstappen tinha retornando aos boxes depois de completar quatro voltas no traçado. Albon se destacava no traçado por ter aparecido entre os dez primeiros colocados.

Neste primeiro momento era possível observar a proximidade  entre os companheiros de equipe na tabela de tempos. Os pilotos estavam trabalhando uma sequência de voltas no traçado nos primeiros minutos, focados na simulação de corrida, antes de preparar os carros para a classificação. O tráfego intenso na pista dava a sensação de uma corrida acontecendo.

Como os pneus macios e médios são os pneus mais comuns nas estratégias da corrida, grande parte dos times estava focada na avaliação desses compostos, buscando compreender a sua durabilidade. Os ventos eram um problema no traçado, dificultando um pouco as voltas de alguns competidores no traçado.

Após 20 minutos de testes, a pista ficou um pouco mais vazia, pois os carros retornaram aos boxes, sendo preparados para uma nova saída. Max Verstappen aproveitou esse momento de calmaria para retornar à pista, acompanhado por Pérez.

Com meia hora de atividade, Hamilton retornou ao traçado usando os pneus macios novos, para começar a melhorar os tempos. O inglês saltou para a terceira posição ao registrar 1m33s254, seguido por Bottas que obteve 1m33s445. Ocon, Alonso e Magnussen retornaram usando os pneus médios. Foi exatamente neste momento que Alonso saltou para a segunda posição com 1m32s553, enquanto Ocon registrou 1m32s685.

Sainz foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m30s965, enquanto Leclerc ficou separado do companheiro de equipe por 0s423. Norris e Ricciardo passaram a trabalhar com os pneus duros, enquanto Schumacher e Stroll ainda avaliavam os pneus médios.

Restando 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Alonso, Ocon, Tsunoda, Hamilton, Gasly, Russell e Pérez. Albon com os pneus macios apareceu no quarto lugar, com 1m32s399, usando seu jogo novo de pneus macios.

Finalizadas as voltas em simulação de corrida, os pilotos realizaram mais uma breve passagem nos boxes se preparando para fazer alguns giros em simulação de classificação, usando um novo conjunto de pneus macios. Zhou então saltou para o quinto lugar com 1m32s385, abandonando o décimo quinto lugar. Russell apareceu no quarto lugar com 1m31s530.

Hamilton completou a sua volta atrás de Russell, mesmo depois de anotar 1m31s589. Neste sábado os pilotos tinham a possibilidade de atacar mais as zebras, pois elas não estavam molhadas.

O tempo de Sainz demorou para ser batido, mesmo após Leclerc anotar 1m30s980, separado por 0s015 do companheiro de equipe. Foi apenas quando Verstappen entrou no traçado, que o holandês obteve 1m30s671, superando o espanhol em 0s294.

Com o cronômetro zerado, os pilotos completaram a sua última volta no traçado, antes de testar a largada. A última volta rápida de Pérez foi atrapalhada, mas o mexicano ficou com o quinto lugar, depois se melhorar a sua marca para 1m31s514.

Programação para o GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / BP

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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