ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lewis Hamilton elogia parceria da Fórmula 1 com a F1 Academy para 2024

O hepetacampeão mundial de F1 já tinha demonstrado o seu apoio a W Series e agora reforça os progressos que foram dados pela F1 Academy

Sem a W Series, a F1 Academy tenta suprir uma lacuna no automobilismo, a formação de mulheres e a participação feminina no esporte. Nesta última quarta-feira (26), a nova categoria 100% feminina divulgou alguns dos planos para o próximo ano, que significa ter uma participação mais ativa da Fórmula 1.

No próximo ano, as dez equipes que fazem parte do grid da Fórmula 1, concordaram em ter uma pilota e o carro da categoria compartilhando a pintura desse time. A F1 Academy está na sua primeira temporada e conseguiu o apoio de cinco equipes que fazem parte da base, cada time conta com três pilotas e três carros, formando um grid com 15 competidoras.

Para o grid do segundo ano da competição, 10 pilotas serão indicadas pelas equipes da F1, enquanto as outras cinco competidoras vão receber o apoio de outros parceiros – que serão anunciados futuramente.

Lewis Hamilton que já tinha demonstrado o seu apoio e reconheceu a importância da W Series, foi questionado sobre o progresso da F1 Academy. O heptacampeão mundial elogiou os esforços que estão sendo realizados por Susie Wolff.

“Sim, muito feliz em saber do progresso que está sendo feito. Acho que tem sido ótimo. Ter a Susie lá, que era uma pilota fenomenal e tem a perspectiva do lado de pilota, mas também de uma dona de equipe. Ela está realmente lutando por essa inclusão. Então, acho que é realmente ótimo os passos que foram dados e estou muito feliz em saber que toda a Fórmula 1 está cooperando”, comentou Hamilton.

Infelizmente, pelo que mostra as transcrições das coletivas da Bélgica, o assunto não foi amplamente discutido, no entanto, a visão de Hamilton conta muito, pois hoje vemos ele no grid como uma pessoa que luta pela diversidade e tem tentado criar mais oportunidades.

LEIA MAIS: As equipes da F1 vão apoiar pilotas da F1 Academy no segundo ano da categoria feminina

O chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack também deixou o seu registro sobre a iniciativa: “A F1 Academy é um próximo passo importante para o esporte. Estamos orgulhosos de estar envolvidos e em breve iniciaremos o processo de escolha da nossa pilota que correrá com o nosso verde.”

F1 Academy tenta ampliar a participação das equipes de F1 – Foto: reprodução

Nos próximos meses as equipes devem divulgar quais pilotas eles vão indicar para o grid da F1 Academy, também é esperado que a categoria fique cada vez mais estruturada e ganhe mais espaço.

A partir do GP dos Estados Unidos, que será disputado em Austin, a F1 Academy estará com a categoria principal. Essa será a primeira corrida que a F1 Academy dividirá as pistas e terá a oportunidade de mostrar os seus talentos para os principais times de Fórmula 1, além do público que acompanha a F1. Além disso, com um calendário compartilhado a partir de 2024, a F1 Academy também terá transmissão das suas atividades de pista.

A F1 Academy pretende criar um caminho mais claro para a formação de pilotas, atuando diretamente nos campeonatos de base até finalmente uma mulher conseguir alcançar o grid da Fórmula 1. Esse impacto que está sendo provocado agora, tem por objetivo mudar toda uma estrutura que contém falhas atualmente e ‘afastou’ as mulheres do esporte.

Também é importante mostrar que as equipes de F1 estão atentas as mudanças que estão acontecendo nas categorias e apoiarem as transformações. São poucas as equipes do grid hoje que mostram que estão fazendo alguma coisa para apoiar as mulheres no esporte, mesmo que ainda essas ações sejam mínimas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo