BlogColunistasDestaquesFórmula 2Post
Tendência

F2 – Vesti vence sprint em Abu Dhabi e Fittipaldi fatura segunda posição

Duelo pelo título da temporada 2023 se mantém vivo após vitória de Vesti e P7 de Pourchaire

O duelo pelo título da temporada 2023 da Fórmula 2 segue vivo para o domingo. Frederik Vesti fez o seu papel para manter a batalha até o último duelo, o piloto da Prema faturou a vitória e agora está separado por 16 pontos de Théo Pourchaire.

As últimas voltas da prova foram alucinantes, Vesti descontou cerca de dois segundos para Enzo Fittipaldi. O competidor da Prema se aproveitou de um erro do brasileiro, para reduzir a distância entre eles e concluir a ultrapassagem, assumindo assim o primeiro lugar.

Fittipaldi começou a prova da pole, mas nos primeiros metros de pista, travou uma batalha importante. Vesti perdeu o segundo lugar, depois de buscar a ponta e caiu para a quarta posição, precisando remar novamente, depois que o Safety Car deixou a pista.

Essa foi a sexta vitória de Vesti na temporada 2023. No domingo estão disponíveis 25 pontos na corrida principal. Vesti começará a prova ocupando o nono lugar, enquanto Théo Pourchaire larga do décimo quarto lugar, depois de uma classificação ruim.

O francês da ART Grand Prix fez uma excelente largada neste sábado e conseguiu faturar dois pontos nesta prova, depois de conquistar o sétimo lugar.

A Fórmula 2 retorna às 6h15 (pelo horário de Brasília) deste domingo, para disputar a última prova da temporada e assim vamos conhecer o campeão deste ano.

Saiba como foi a corrida Sprint da F2 em Abu Dhabi

Com a inversão do grid, Enzo Fittipaldi ganhou o direito de começar a prova deste sábado na liderança.

O duelo pelo campeonato segue neste sábado, Ferederik Vesti começou a prova ocupando a segunda posição, enquanto Théo Pourchaire era apenas o décimo quarto colocado, depois de uma classificação ruim no circuito de Yas Marina.

Logo de cara o francês da ART Grand Prix seria investigado por não ter seguido as instruções do diretor de prova.

Com alargada autorizada, Fittipaldi manteve a ponta, mesmo com vesti pressionando o piloto brasileiro pelos primeiros metros de pista. Pouco tempo depois, o brasileiro foi ultrapassado por Verschoor e Vesti, mas Fittipaldi seguiu brigando para recuperar a ponta. O duelo entre os primeiros colocados se manteve intenso, no entanto antes de chegar ao final do traçado o Safety Car foi ativado, neutralizando a prova.

Juan Manuel Correa ficou parado na pista metros após a largada, enquanto Arthur Leclerc seguiu para os boxes com problema. Neste momento com o ritmo normal da corrida prejudicado, os dez primeiros eram: Fittipaldi, Hadjar, Verschoor, Vesti, Hauger, Iwasa, Doohan, Maini, Pourchaire e Maloney.

Pourchaire fez uma boa largada e já era o nono colocado. Leclerc retornou ao traçado depois de ter passado pelos boxes e acompanhava o grid atrás do Safety Car, o piloto era investigado por um procedimento incorreto. Antes da relargada, Leclerc foi autorizado a ultrapassar o grid para retornar a volta do líder.

A prova retornou ao seu ritmo normal ao final da 5 volta. Fittipaldi fez o possível para manter a ponta e se defender de Hadjar que era o segundo colocado. O reinício da prova foi bem seguro e sem incidentes.

Os competidores tentavam se manter próximos para duelar por posições, foi no sexto giro que Vesti colocou o carro de lado e conseguiu a ultrapassagem em Verschoor. Doohan realizou uma manobra na pista para duelar pelo sexto lugar com Iwasa e acabou escapando do traçado.

Abrindo a oitava volta, Fittipaldi estabeleceu mais de um segundo de vantagem para Hadjar. Na sequência Martins seguiu para os boxes substituindo a asa dianteira do carro e retornou no final do pelotão. Pourchaire por sua vez ultrapassou Maini para ocupar o oitavo lugar e ao menos garantir um ponto.

Com quinze voltas para o final, os dez primeiros eram: Fittipaldi, Hadjar, Vesti, Verschoor, Hauger, Doohan, Iwasa, Pourchaire, Maini e Maloney. O francês encontrou um espaço no traçado para concluir a ultrapassagem em Iwasa e seguir escalando o grid.

Durante o décimo giro, Vesti utilizou o DRS para concluir a ultrapassagem em Hadjar, recuperando assim o segundo lugar.

Vesti imprimia um ritmo forte, mas Fittipaldi contava com cerca de dois segundos de vantagem para o piloto da Prema, não podendo usar o DRS. No entanto, Verschoor viu um ataque de oportunidade para recuperar o terceiro lugar, concluindo a ultrapassagem em Hadjar, pois o piloto não contava com um bom rendimento.

No décimo sexto giro, Leclerc foi punido com dez segundos por ter cometido uma infração em Safety Car. Vesti conseguiu reduzir a diferença para Fittipaldi em menos de 1 segundo. Hadjar fazia o possível para manter o quinto lugar.

Durante a volta 17, Vesti estava colado em Fittipaldi, o dinamarquês tentava encontrar um espaço para concluir a ultrapassagem no piloto brasileiro, no entanto, os dois competidores cometeram erros e danificaram um pouco o pneu dianteiro esquerdo.

No vigésimo giro, Fittipaldi cometeu um erro e como Vesti estava muito próximo, concluiu a ultrapassagem no brasileiro.

Na volta seguinte, Hauger quase concluiu a ultrapassagem em Hadjar, mas ao cometer um erro, o piloto da Hitech manteve o quarto lugar por mais alguns metros.

Vesti faturou a vitória da corrida Sprint, para conquistar 10 pontos neste sábado. Fittipaldi precisou se contentar com o segundo lugar, enquanto Verschoor completou o pódio. Hauger conseguiu concluir a manobra em Hadjar na última volta, para faturar então o quarto lugar.

Os duelos que aconteceram a frente de Pourchaire, colaboraram para prender o piloto na nona posição, alimentando a possibilidade de um duelo pelo título da temporada se estender para o domingo.

Vesti vence prova Sprint em Abu Dhabi – Foto: reprodução F2
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo