Isack Hadjar conquistou nesta sexta-feira (05) a pole position para a corrida principal da Fórmula 2 em Silverstone. Na classificação, o piloto da Campos superou os adversários na reta final da sessão, para anotar 1m39s368.
A posição é válida para a corrida do domingo, já que no sábado os competidores passam pela inversão do grid. A segunda posição ficou com Victor Martin, piloto da ART Grand Prix, superado pelo adversário em 0s251. Dennis Hauger foi o terceiro colocado, seguido por Franco Colapinto.
Oliver Bearman que já conseguiu garantir uma vaga no grid de 2025, foi o quinto colocado, enquanto Gabriel Bortoleto faturou o sexto lugar com a Invicta.
Paul Aron, líder do campeonato, sofreu um revés na classificação e começará as duas provas do fim de semana ocupando o décimo segundo lugar.
Saiba como foi a classificação da Fórmula 2 na Inglaterra
Pela manhã, quando os pilotos da F2 realizaram a sua preparação em pista, chovia em Silverstone. Joshua Duerksen ditou o ritmo da atividade com os pneus de chuva, terminando a sessão como o piloto mais rápido de todos com a AIX Racing.
Quando os pilotos foram para o traçado, a ameaça de chuva na classificação da F2 foi reduzida. No entanto, os pilotos relatavam algumas gotas de chuva, então, rapidamente os competidores aceleraram para obter as suas voltas.
Assim que os competidores registraram as suas primeiras voltas rápidas, os dez primeiros eram: Bearman, Aron, Maini, Maloney, O’ Sullivan, Hauger, Hadjar, Colpainto, Martins e Bortoleto. O piloto da Prema liderava com a marca de 1m40s918. Os competidores permaneceram em pista com o mesmo conjunto de pneus para buscar mais uma volta rápida com os compostos, antes de seguir para os boxes.
As marcas evoluíram e Aron obteve 1m40s181, saltando para a ponta. Maini permanecia na segunda posição com o tempo de 1m40s378. O’Sullivan surgiu na terceira posição, separado por 0s256 do líder. Nesta rodada de voltas rápidas, Bearman foi empurrado para a sexta posição, com o tempo de 1m40s595.
O brasileiro, Gabriel Bortoleto era o oitavo colocado, com 1m40s668. As equipes tomaram a decisão de fazer uma terceira volta rápida com os pneus macios usados. No entanto, era muito difícil de melhorar as marcas com os compostos já comprometidos.
Os dez primeiros eram: Aron, Maini, O’Sullivan, Maloney, Hauger, Bearman, Hadjar, Bortoleto, Martins e Antonelli.
Nos últimos 10 minutos os pilotos retornavam para a pista usando os pneus macios. Villagomez passou por uma verificação nos boxes, permanecendo mais tempo com a equipe do que de volta ao traçado. Juan Manuel Correa também lidava com uma complicação.
Paul Aron cometeu um erro na abertura da volta rápida, ao atacar a zebra o piloto rodou, prejudicando a sua chance de conquistar a pole.
Alguns competidores conseguiram voltas rápidas na casa de 1m39s, como foi o caso de Isack Hadjar que cravou 1m39s368. Martins saltou para o segundo lugar com 1m39s619. A tabela de tempos ainda sofria algumas mudanças, pois restavam 4 minutos para o final.
Com o cronômetro zerado, Hadjar se confirmou na liderança, conquistando a pole da prova em Silverstone, depois de completar o TL1 com a Red Bull na Fórmula 1. O competidor da Campos terá ao seu lado, Victor Martins no domingo.
Com a inversão do grid, Andrea Kimi Antonelli começará a prova ocupando a primeira posição, com Maloney ao seu lado.
O francês vice-líder do campeonato teve muita sorte, principalmente após Paul Aron lidar com problemas e começar as duas provas deste fim de semana ocupando a décima segunda posição. O estoniano não participará se quer da inversão do grid.