A Fórmula 1 retorna na Holanda, a segunda metade do campeonato já foi iniciada e pela frente temos mais três provas Sprint para serem disputadas.
As corridas vão acontecer no segundo momento de pausa da Fórmula 1, quando a categoria terá um ritmo mais acelerado para o encerramento do campeonato. O GP de Singapura será disputado no dia 22 de setembro, última prova antes da pausa que se estenderá até o dia 18 de outubro, quando as atividades do GP dos Estados Unidos acontecem.
A sequência GP dos Estados Unidos, México e Brasil formando uma rodada tripla, será contemplada com duas provas Sprint: uma acontecendo no circuito das Américas e a outra em Interlagos.
Mais uma breve pausa ocorre entre São Paulo e Las Vegas. Quando a F1 voltar, eles enfrentam mais uma rodada tripla, formada pela prova nos Estados Unidos, Catar e Abu Dhabi. A sexta e última prova Sprint de 2024 será disputada no circuito de Lusail.
GP dos Estados Unidos – Circuito das Américas – 19/10
GP de São Paulo – Autódromo de Interlagos – 02/11
GP do Catar – Circuito de Lusail – 30/11
Qual é o formato do fim de semana Sprint em 2024?
- Na sexta-feira o dia começa com um TL1 (de 60 minutos), está será a única atividade avaliativa e preparatória para os pilotos;
- No final do primeiro dia será definido o grid de largada da prova Sprint;
- O sábado por sua vez começa com a Sprint (prova de 100 km);
- Com a conclusão da primeira fase do fim de semana, os pilotos vão retornar ao traçado mais uma vez no sábado, agora para definir o grid de largada da corrida principal;
- O domingo fica com a prova principal como tem acontecido desde a implementação deste formato.
A alteração foi realizada para que o sistema de parque fechado seja dividido em dois, permitindo que as equipes possam modificar os carros para a segunda fase do fim de semana, alterando configurações para buscar um desempenho melhor depois da prova de 100 km.
Classificação Sprint
Na classificação para a prova Sprint, volta a obrigatoriedade do uso dos pneus.
- Q1 e Q2, os competidores são obrigados a usar um conjunto de pneus médios novos disponível naquele fim de semana;
- Q3 pneus macios;
A obrigatoriedade só é exigida se a sessão não for acompanhada pela chuva.
Pontuação
O sistema de pontuação permanece o mesmo, apenas os oito primeiros colocados na prova Sprint faturam pontos. O vencedor recebe oito pontos, o segundo colocado sete e assim até o oitavo colocado somar apenas um ponto.