Nesta terça-feira (28) a Fórmula 1 realiza a sua última atividade, com os testes de pós-temporada em Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina.
Essa é uma oportunidade para as equipes revisarem os seus carros, além de participar dos testes de pneus da Pirelli. A avaliação de pós-temporada consiste em uma última ação em pista, ocorrendo dois dias após a temporada da Fórmula 1 ser encerrada.
A atividade é dividida em uma sessão pela manhã e outra a tarde, com os times podendo trabalhar com os seus dois carros. No entanto, tem todos os 20 pilotos do grid regular precisam participar da sessão, na realidade essa é uma oportunidade para em um carro ter um jovem piloto e no outro, usar um piloto titular ou um reserva que tenha mais experiência.
O jovem piloto que participará da avaliação, precisa ter menos de duas participações em Grandes Prêmios, semelhante a regra que é usada no TL1 para que as equipes possam cumprir o regulamento. Os times aproveitam a chance para usar pilotos da Fórmula 2 ou competidores que estão na sua academia de pilotos, mas correm em uma outra categoria. Geralmente os jovens pilotos que participaram do TL1 em Abu Dhabi, retornam ao carro das equipes nesta segunda oportunidade.
O segundo carro, como mentado, é usado por pilotos mais experientes, podendo ser os pilotos titulares ou competidores que atuam como reserva das equipes. Esses pilotos vão conduzir avaliações para a Pirelli, para que se possa aprender mais sobre a performance dos diferentes compostos, gerenciamento dos pneus coletando dados para melhorar a performance dos compostos da próxima temporada.
Em 2022, quando o ano estava encerrando e o grid passaria por uma boa transformação, a Alpine liberou Oscar Piastri para que ele realizasse a sua primeira sessão com a McLaren. Foi o momento usado por Fernando Alonso para ter o primeiro contato com o carro da Aston Martin, enquanto Pierre Gasly avaliou o carro da Alpine e Nico Hülkenberg esteve guiando pela Haas.
Em pista os times vão executar os seus programas individuais, fazendo simulação de corrida e a verificação dos pneus. Eles podem testar configurações diferentes e aproveitar esse momento para coletar dados que podem ajudar no próximo ano, já que é esperado que os carros não mudem tanto por conta do regulamento vigente.
Distribuição dos pneus: os competidores vão trabalhar com uma alocação pré-estabelecida. O carro que for usado para os testes de pneus, terá 10 conjuntos de compostos disponíveis para teste, sendo um C1, um C2, dois C5 e três conjuntos de C3 e C4 cada. Para o carro que será usado pelos jovens pilotos, cada competidor terá, dois conjuntos de C3 e C5, além de quatro conjuntos de C4.
Saiba os pilotos que vão testar por cada uma das equipes
Equipe | Teste da Pirelli | Jovens Pilotos |
Alfa Romeo | A Confirmar | A Confirmar |
AlphaTauri | Daniel Ricciardo / Yuki Tsunoda | Ayumu Iwasa |
Alpine | Esteban Ocon | Jack Doohan |
Aston Martin | Fernando Alonso / Lance Stroll | Felipe Drugovich |
Ferrari | Carlos Sainz / Charles Leclerc | Robert Shwartzaman |
Haas | Pietro Fittipaldi | Oliver Bearman |
McLaren | A Confirmar | Pato O’Ward |
Mercedes | George Russell | Frederik Vesti |
Red Bull | Sergio Pérez | A Confirmar |
Williams | Alexander Albon / Logan Sargeant | Franco Colapinto / Zak O’Sullivan |