Durante a Comissão da Fórmula 1 – realizada com a FIA e Fórmula 1 – nesta quinta-feira (11) eles discutiram sobre a introdução do novo formato de classificação, onde as equipes realizariam uma corrida classificatória durante o sábado e o resultado desta prova definiria o grid para o domingo.
A ideia que já fora comentada por Stefano Domenicali, foi reconhecida pelas equipes do grid como um formato para envolver os fãs da categoria, utilizando formas novas. Eles acreditam que este formato pode trazer emoção para o fim de semana e as equipes demostraram seu apoio para está ideia. Mas antes da aprovação será necessário criar um plano completo antes do início do campeonato 2021.
LEIA MAIS: Grid invertido é descartado, mas F1 pode apostar em corridas classificatórias no sábado
Na última semana Domenicali descartou a possibilidade de realizar corridas com o grid invertido, mas mencionou as provas – sprint race – que poderiam ser realizadas no sábado, mudando a dinâmica do fim de semana.
Alguns rumores começaram a circular, que o formato deve ser testado em Montreal, no Canadá, Monza, na Itália e Interlagos no Brasil ainda nesta temporada. É até interessante ver o apoio das equipes já que neste ano começou a valer o teto orçamentário e uma corrida adicional pode aumentar os custos relacionado a unidade de potência.
Mas ainda vale lembrar que para a temporada 2021 a categoria reduziu o tempo dos treinos livres, agora cada sessão contará com uma hora, o que em contrapartida acaba reduzindo o uso das unidades de potência ao longo do fim de semana.
As corridas no sábado teriam a duração de 100 quilômetros, um terço do que ocorre em um GP regular. A pontuação seria distribuída entre os oito primeiros colocados, com a metade da pontuação atual sendo distribuída entre eles. A pontuação seria quebrada, o vencedor da corrida receberia 12,5 pontos.
A decisão ainda não foi tomada, mas é uma ideia interessante para a categoria, realmente bem melhor do que a inversão do grid.
LEIA MAIS: FIA manifesta intenção de realizar GP de Portugal em 2021
+ Sem arco-íris, Fórmula 1 apresenta novo plano de ação para o #WeRaceAsOne