ColunistasFórmula 1Post

F1 encerra contrato com promotor do GP da Rússia, país “não terá prova no futuro”

Nesta quinta-feira (03) a Fórmula 1 anunciou o cancelamento do contrato com os promotores do GP da Rússia. O GP em Sochi deveria ser disputado em 2022, mas por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, ficou definido que nenhuma prova será disputada em território russo nos próximos meses.

Com o início dos ataques, medidas estão sendo tomadas contra a Rússia pelo mundo, na tentativa de isolar o país, mas também desencorajar novos ataques. A Fórmula 1 anunciou na semana passada o cancelamento da prova informando que era “impossível realizar o GP da Rússia nas atuais circunstâncias”. Eles reafirmaram o cancelamento após a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. A categoria deve divulgar um novo calendário nos próximos dias.

LEIA MAIS: F1 anuncia mudança do GP da Rússia, a prova deixa Sochi para ser disputada em São Petersburgo

Em comunicado a categoria informou: “A Fórmula 1 pode confirmar que rescindiu o seu contrato com o promotor do Grande Prêmio da Rússia, o que significa que a Rússia não terá uma prova no futuro.”

O GP da Rússia entrou no calendário da Fórmula 1 em 2014, com as corridas sendo disputadas no Parque Olímpico de Sochi, o mesmo local que recebeu as Olímpiadas de Inverno. No ano passado a categoria havia informado que a partir de 2023 as provas seriam disputadas em São Petersburgo, no Autódromo de Igora Drive. O contrato com o promotor do evento duraria até 2025.

A decisão de rescindir o contrato, mostra que a intensão é deixar o país sem competições nos próximos anos. Além disso, estão seguindo o que outros campeonatos estão fazendo.

No início da semana uma reunião do Conselho definiu que os pilotos russos e bielorrussos podem competir, entretanto, será necessário usar uma bandeira neutra. Os símbolos que remetem a Rússia e Belarus estão banidos do automobilismo, mas outras medidas mais rígidas estão sendo tomadas contra os atletas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo