AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

F1 elimina ponto extra pela volta mais rápida a partir de 2025

Depois de mais uma polêmica sobre o ponto da volta mais rápida, Fórmula 1 não utilizará mais o recurso na próxima temporada

A Fórmula 1 não terá mais o ponto extra gerado por uma melhor volta na corrida. Durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, realizada nesta quinta-feira (17) várias mudanças foram anunciadas, impactando diversas categorias com chancela da FIA.

Nesta reunião foi informado que a partir de 2025, a categoria não fornecerá mais pontos para o piloto que fizer a melhor volta. Para registrar esse ponto, o competidor precisava estar no top-10, mas os pilotos que estavam do 11º colocado para trás, tinham total liberdade de buscar a volta mais rápida e evitar que um piloto do top-10 faturasse esse ponto.

Em algumas ocasiões, esse ponto extra, ou o motivo para ele não estar com alguém do top-10 foi discutido; principalmente nestes casos onde intencionalmente alguém buscou a volta mais rápida, fazendo parte do pelotão abaixo dos dez primeiros.

No GP de Singapura, antes dessa breve pausa da Fórmula 1, Daniel Ricciardo preparado para buscar a volta mais rápida, retirando o ponto que deveria ser conquistado por Lando Norris. O jogo entre Racing Bulls e Red Bull foi uma forma de tentar preservar o título de Max Verstappen, caso a disputa chegue em uma diferença mínima em Abu Dhabi.

Naquele momento, a permanência de Ricciardo na F1 era questionada e o “não ponto” foi quase como um presente de despedida, com ele registrando a volta mais rápida da prova. Porém, a atitude não foi bem-vista e voltou a gerar questionamentos.

Esse ponto extra voltou a ser usado na categoria em 2019, com o objetivo de motivar os pilotos a buscarem um algo a mais no final das provas. Dar uma agitada na corrida, entre os rivais, principalmente quando existia um gap plausível entre os primeiros colocados, possibilitando que a equipe arriscasse uma troca adicional.

No entanto, o ponto da volta mais rápida esteve presente na categoria em outros momentos, entre 1950 e 1959, fez parte do início do campeonato, com qualquer piloto podendo obter o ponto.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo