Nesta terça-feira (05) a Fórmula 1 confirmou as seis praças que vão receber o formato Sprint em 2024.
No próximo ano, a categoria optou por mais uma vez realizar seis provas Sprints em um calendário com 24 provas programadas. Quatro praças vão se repetir, Áustria recebe o formato pela terceira vez, o Brasil sediará pelo quarto ano consecutivo a prova Sprint, enquanto Austin e Catar retornam após a prova disputada em 2023. China e Miami vão receber a Sprint pela primeira vez.
A categoria tem buscado circuitos que possam incentivar as ultrapassagens e proporcionar corridas mais disputadas para explorar o formato. Desde 2021 quando a Sprint foi testada pela primeira vez, a Fórmula 1 tem notado um impacto positivo, principalmente na presença do público nas sextas-feiras nos autódromos.
LEIA MAIS: Fórmula 1 planeja alteração para o formato do fim de semana Sprint de 2024
Para o próximo ano, o formato da Sprint sofrerá mais uma vez uma alteração, mas que segue em negociação. A ideia principal é quebrar o fim de semana, para alterar o sistema de parque fechado e proporcionar mais disputas, no entanto, a escolha de manter duas classificações e duas provas é o que mais agradou as equipes em 2023. O novo formato deve ser apresentado no início de 2024, mas uma alteração já foi aprovada pelas equipes, principalmente após os eventos deste ano não surtirem o efeito desejado.
O Comitê Consultivo Esportivo está trabalhando com os detalhes específicos, principalmente aqueles que envolvem os regulamentos para o sistema de parque fechado, para que uma proposta final seja apresentada à Comissão da F1 na primeira reunião que será realizada no próximo ano. Será apenas após está reunião que as mudanças serão divulgadas.
“Tenho o prazer de anunciar seis locais emocionantes para os eventos de F1 Sprint da próxima temporada, incluindo dois novos anfitriões, China e Miami, ambos os quais serão adições fantásticas e proporcionarão ótimas corridas para todos os nossos fãs na corrida e assistindo em casa”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
Os Estados Unidos, além de contar com três provas no calendário, terá a oportunidade de ser sede de dois eventos Sprint em 2024, com Miami recebendo o formato no início do ano, enquanto Austin será o palco próximo do encerramento do campeonato.
“Desde a sua criação em 2021, o Sprint tem sido consistente em oferecer maior audiência na TV, mais entretenimento para os fãs em eventos e maior envolvimento dos fãs em plataformas sociais e digitais, e estamos ansiosos pelos eventos emocionantes do próximo ano”, seguiu Domenicali.