A Comissão da Fórmula 1 anunciou uma série de medidas nesta sexta-feira (24) em reunião realizada no Circuito de Yas Marina, às vésperas da disputa do último GP da temporada 2023. Alguns assuntos foram debatidos como uma forma para melhorar a visibilidade dos pilotos em dias de chuva.
Visibilidade na chuva
A Fórmula 1 tenta fugir de cenários com chuva quando está formando o seu calendário, no entanto, em decorrência das mudanças climáticas é difícil passar por toda uma temporada sem enfrentar um dia chuvoso.
Por conta de sessões prejudicadas quando a categoria se depara com tal cenário, começaram a pensar em um pacote para os carros que possa reduzir o spray e melhorar a visibilidade em pista.
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Em julho deste ano, a Fórmula 1 testou paralamas removíveis mas não obteve o sucesso esperado, desta forma o próximo passo é buscar uma estrutura que possa envolver o pneu completamente.
“Os membros da Comissão reconhecem a importância deste projeto e um novo teste terá lugar na primavera de 2024. Este teste utilizará um design de cobertura que envolve completamente o pneu, a fim de estabelecer uma prova no conceito para a cobertura das rodas destes carros e ajudar a definir a direção futura do projeto”, comentou a FIA através de comunicado.
A ideia é implementar uma peça que possa cobrir os carros e conter o spray que seria dispersado com a passagem dos carros pela pista molhada. Se o sistema não funcionar, talvez seja necessário pensar em um conceito diferente para os carros que reduza esse problema com o spray.
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Os pneus de chuva não passam pelo mesmo desenvolvimento que os compostos de pista seca, pois são pouco usados ao longo do ano. No entanto, após uma solicitação formal da categoria, a Pirelli passou a dar uma atenção melhor aos compostos de chuva, para melhorar a dispersão d’água dos compostos.
Mesmo melhorando a dispersão de água e a performance dos compostos de chuva, a grande questão é relacionada com a formação de spray, com a água que é jogada para trás e levanta uma nuvem, que acaba sendo potencializada pelo formato aerodinâmico dos carros atuais.