Nesta segunda-feira (16) a Fórmula 1 e a FIA confirmaram que o Bahrein receberá a pré-temporada de 2025, com sessão realizada em três dias: 26, 27 e 28 de fevereiro.
A pista tem recebido os testes de pré-temporada, em vários momentos dos últimos anos, principalmente quando o Bahrein começou a sediar a abertura do campeonato, colaborando para reduzir os deslocamentos das equipes.
O Circuito do Sakhir tem 5,1 km, sendo uma pista bem completa, com curvas de alta e baixa velocidade, combinado com duas longas retas, permitindo que as equipes de F1 coletassem o máximo de dados possíveis. Além disso, as condições climáticas são bem mais favoráveis, do que o frio extremo apresentado por Barcelona, na mesma época que os testes de inverno são realizados.
O Bahrein chegou ao calendário em 2024, sendo o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma corrida de F1. Seis equipes já venceram neste traçado: Ferrari, Mercedes, Red Bull, Renault, Brawn GP e Racing Point.
Na época da pandemia, quando a F1 lutava para entregar um campeonato, o Bahrein pode ser palco para duas provas, uma delas intitulada GP do Sakhir.
No próximo ano, o Bahrein não será palco da abertura do campeonato, por conta do Ramadã, que começará na noite de 28 de fevereiro e tem duração de um mês.
Como o Ramadã não tem uma data fixa, a categoria optou por não antecipar o começo do campeonato, desta forma a Fórmula 1 passará por Bahrein e Arábia Saudita apenas em abril, enquanto Austrália, China e Japão recebem as três primeiras provas do campeonato.
No entanto, a categoria ainda estava avaliando a situação da pré-temporada, já que está parte não teria como ser realizada na Austrália, uma semana antes da primeira prova ser disputada. O Bahrein ainda será palco para a avaliação das equipes, quando as suas atividades forem encerradas, o Ramadã terá iniciado.
A primeira corrida do ano acontece entre os dias 14 e 16 de março, com um campeonato que tem a previsão de realizar 24 etapas. A final está programada para os dias 5 a 7 de dezembro, em Abu Dhabi.
O calendário da F1 também foi reorganizado, para tornar as viagens e passagem da categoria mais eficientes, embora ainda aconteçam algumas diferenças gritantes, por conta da realização de provas em um mesmo país.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.