A partir de 2023 o GP da Rússia será disputado em uma nova casa. Nesta manhã de sábado (26) a Fórmula 1 revelou que São Petersburgo receberá a corrida, no Autódromo de Igora Drive.
O GP da Rússia entrou para o calendário da Fórmula 1 em 2014, com a corrida sendo disputada no Parque Olímpico de Sochi, no local que recebeu as Olimpíadas de Inverno no mesmo ano. Agora o circuito que fica há 54 km de São Petersburgo e foi projetado pelo Arquiteto Hermann Tilke terá a oportunidade de sediar o evento em 2023. Sochi permanece no calendário até 2022.
O circuito foi regulamentado com o Grau 1, pela FIA no final de 2020 – a certificação é necessária para poder receber provas da Fórmula 1. Possui 10 layouts diferentes, mas a Fórmula 1 ainda não revelou o traçado que será escolhido para a prova.
Até o momento o autódromo só recebeu corridas de categorias nacionais, mas tinha fechado acordo antes da pandemia de Covid-19 para receber a W Series e a DTM. O traçado principal conta com 4.086 km, catorze curvas e tem elevações.
“Tenho o prazer de confirmar após um trabalho intenso em conjunto com nossos parceiros russos e uma avaliação detalhada de Igora Drive, a Fórmula 1 estará correndo naquele circuito incrível a partir de 2023”, disse o presidente e CEO da Fórmula 1 Stefano Domenicali.
“Estou impressionado com São Petersburgo e acredito que o Grande Prêmio da Rússia em Igora Drive será um evento incrível.”