Nesta segunda-feira (05) a F1 Academy apresentou algumas novidades para a segunda temporada que será disputada em 2024.
A categoria confirmou que as pilotas que terminarem o campeonato ocupando as cinco primeiras posições do grid, receberão pontos para a superlicença. A campeã de 2024 será contemplada com 10 pontos, enquanto a vice-campeão e a terceira colocada vão receber sete e cinco pontos respectivamente. A quarta colocada contará com três pontos, enquanto a quinta recebe um ponto.
Além desta novidade que deve estimular ainda mais as competidoras e colaborar com o futuro delas no automobilismo, a categoria optou por introduzir as participações Wild Cards – o que significa que pilotas correrão uma única etapa. A categoria identificará um talento local, para oferecer um assento para participar da competição naquele determinado fim de semana.
O Wild Card será trabalhado em rodadas selecionadas, para fortalecer os talentos locais, dando visibilidade para essas competidoras. As competidoras serão elegíveis para a pontuação no campeonato de pilotas.
A Prema sendo a atual campeã da competição contará com o carro destinado ao Wild Card, desta forma além das três competidoras que o time contará de forma regular ao longo do campeonato, também vão oferecer suporte para a pilota convidada. Os detalhes para a inscrição do Wild Card serão fornecidos pela categoria em uma outra oportunidade.
Para abrir mais oportunidades para as competidoras e ser realmente um campo para a visibilidade das mulheres, a F1 Academy define que as pilotas só podem competir na categoria por duas temporadas, desta forma também acabam incentivando a progressão no esporte, apoiando o crescimento dos talentos que estão concluindo a sua fase no kart e vão adentrar no campeonato de monopostos.