A F1 Academy confirmou uma mudança importante no formato da quarta etapa da temporada 2025, que será disputada em Montreal, no Canadá. Pela primeira vez no ano, as competidoras vão enfrentar três corridas no mesmo evento, essa foi uma forma que a categoria encontrou para compensar a corrida cancelada em Miami.
O próximo duelo do campeonato acontece no Circuito Gilles Villeneuve, com a categoria feminina acompanhando mais uma vez o evento da Fórmula 1.
Além de contar com uma corrida “extra” o evento passará por uma alteração: com a nova configuração, os treinos livres e a classificação acontecerão na sexta-feira. O sábado será reservado para duas corridas, enquanto a terceira e última prova acontecerá no domingo, como parte da programação do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1.
O grid de largada da Corrida 1 no Canadá será formado com base no grid final da Corrida 2 em Miami, a etapa anterior do campeonato. A exceção será a piloto Wild Card da etapa canadense, que largará do final do grid. A distribuição de pontos seguirá o sistema tradicional: 25 para a vencedora, seguidos por 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 ponto para as demais posições do top-10. A dona da volta mais rápida também poderá receber um ponto extra, desde que esteja entre as dez primeiras colocadas.
A Corrida 2 usará um grid invertido, com as oito primeiras colocadas da classificação largando em ordem inversa. Nessa prova, os oito melhores receberão pontos de forma escalonada, começando em 10 para a vencedora e indo até 1 ponto para a oitava posição. A volta mais rápida também renderá um ponto, desde que a piloto termine dentro do top-8.
Já a Corrida 3, no domingo, terá o grid definido pela volta mais rápida de cada pilota na classificação de sexta-feira. Essa corrida repetirá o mesmo sistema de pontuação da Corrida 1, com um bônus adicional de dois pontos para a pole position e mais um ponto para a volta mais rápida, desde que dentro do top-10.
Cada uma das três corridas terá 30 minutos de duração mais uma volta.
Atualmente a líder do campeonato é Maya Weug que faturou 64 pontos, após quatro pódios, incluindo a vitória na Arábia Saudita. Doriane Pin tem 63 pontos em seu nome, seguida por Chloe Chambers com 55, enquanto Alisha Palmowski atingiu os 44 pontos. Alba Larsen fecha o top-5 com 28 pontos.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.