AutomobilismoColunistasExtreme EFórmula EPost

Extreme E: Jenson Button dá lugar a Kevin Hansen na JBXE para o XPrix do Senegal

A JBXE Racing confirmou hoje (21) que o piloto de rallycross Kevin Hansen vai pilotar pela equipe na próxima etapa da Extreme E, o Ocean XPrix em Lac Rose (Dakar, Senegal). Desta forma, Jenson Button concentra-se em seu papel como chefe da equipe para esta corrida.

Kevin Hansen é bem familiarizado com a categoria, tendo aderido ao Programa de Pilotos em 2019 e sido fundamental no processo de testes ao lado da companheira de equipe Mikaela Åhlin-Kottulinsky, e também de seu irmão, o piloto da Andretti United, Timmy Hansen. O trio foi o primeiro a dirigir o ODYSSEY 21 em 2019 no Chateau de Lastours, na França.

Kevin tem sido um dos destaques do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA por vários anos, garantindo vitórias e vários pódios para a equipe Peugeot-Hansen. Ele tem um forte histórico de rallycross na família. Seu pai, Kenneth Hansen, foi 14 vezes campeão europeu de rallycross.

No início de sua carreira, o sueco de 22 anos garantiu o título de RX2 em 2015 e ganhou o prêmio de Melhor Piloto do Ano da FIA em 2016 e de melhor piloto em ascensão nos campeonatos da entidade após sua vitória no Campeonato Europeu de Rallycross da FIA naquele ano – o piloto mais jovem a fazê-lo.

Jenson Button, fundador da JBXE, deu as boas vindas ao novo piloto da equipe: “Estou muito feliz em anunciar que surgiu uma oportunidade para Kevin Hansen competir pela JBXE no Senegal. 

Timmy Hansen, Mikaela Ahlin-Kottulinsky e Kevin Hansen com o Odyssey 21 em Chateau De Lastours (outubro de 2019) | Foto Shivraj Gohil

“Eu obviamente estou usando dois chapéus com JBXE como piloto, mas também como dono da equipe e esse último significa ter a oportunidade de colocar Kevin no carro para esta corrida, algo que eu não queria deixar passar. 

“Irmão, claro, de Timmy Hansen e filho da lenda do rallycross, Kenneth Hansen, Kevin tem um pedigree fantástico e já alcançou tanto no mundo do rallycross em uma idade tão jovem. Ele é um piloto empolgante e mal posso esperar para vê-lo representando a JBXE no Senegal, mas estou ansioso para estar de volta ao volante na Groenlândia.”

Kevin afirmou: “Estou muito animado para me juntar ao campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button e sua equipe JBXE para o Extreme E X Prix – é uma grande oportunidade.

“Eu estive muito envolvido na categoria desenvolvendo o carro desde o início, desde o programa de testes iniciais até Aragon no ano passado, então ter essa oportunidade agora com Jenson é muito bom e estou super animado para chegar ao Senegal e ver o que posso fazer.

“Estou muito feliz por me juntar a Mikaela também. Espero que juntos possamos ser fortes, pois acredito que ela é uma das pilotos mais fortes do campeonato e eu a conheço há muito tempo. Ela é muito talentosa, então esta é uma grande oportunidade para nós trabalharmos juntos, e temos tanta história em dividir o carro juntos, então vai ser bom estar com ela neste evento, e acho que podemos fazer um bom trabalho juntos.”

A companheira de equipe de Hansen no Senegal, Mikaela Åhlin-Kottulinsky, acrescentou: “Estou muito animada por estar competindo com Kevin no Ocean X Prix, ele está super ansioso para ter alguns bons resultados, então acho que será uma grande colaboração. Na verdade, vamos treinar na Suécia nos próximos dias.

“Conheço Kevin desde os 10 anos de idade, já que corremos juntos na Seleção Sueca e trabalhamos juntos no desenvolvimento do carro Extreme E nos últimos dois anos. Nós realmente corremos um contra o outro também em Rallycross, então estou ansiosa para obter alguns bons resultados com ele.”

A formação de pilotos suecos está marcada para enfrentar o Ocean X Prix no próximo fim de semana (29 a 30 de maio) em Dakar, Senegal. A JBXE atualmente ocupa o sexto lugar na classificação geral após o X Prix inaugural na Arábia Saudita, em abril.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo